Brasileiros deportados chegam algemados dos EUA

Autoridades dos Estados Unidos tentaram manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o país.

A situação foi informada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Os brasileiros foram recepcionados pela PF por orientação de Lewandowski no aeroporto de Manaus, onde o avião fez um pouso de emergência devido a problemas técnicos.

“O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, destacou a nota oficial do Ministério da Justiça.

A PF destaca que os brasileiros que chegaram algemados “foram recebidos e imediatamente liberados das algemas pela Polícia Federal, na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança em nosso país”.

“A Polícia Federal proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos pelas autoridades americanas”, disse a PF. Os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto, onde receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, acompanhados pelos militares da FAB e policiais federais brasileiros.

Leia Também

Artigo Anterior

Até tu? ‘Aliadão’ Bill Gates ignora inclinação nazi-facista e elogia Musk no governo dos EUA

Próximo Artigo

Justiça decide por prisão preventiva de envolvidos em venda de carne estragada de enchentes do RS

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!