
O novo papa, Leão XIV, eleito nesta quinta (8), pode ter nomeado seu primeiro cardeal, um brasileiro, menos de 24 horas depois de ser escolhido para o posto. Existe uma tradição na Igreja Católica de que o pontífice eleito oferece um solidéu vermelho ao secretário do conclave, em um gesto simbólico, e oferecem o cargo a ele.
O religioso que pode ser beneficiado desta vez é o vice-carmelengo da Igreja Católica e arcebispo Ilson Montanari, brasileiro de Sertãozinho, no interior de São Paulo. Ele atuou como secretário do último conclave e trabalhava diretamente com o novo pontífice no dicastério do Vaticano.
Se o novo papa seguir a tradição, que funciona como uma espécie de “passagem de bastão”, Ilson será o escolhido e poderá aceitar ou não o posto de cardeal. O Vaticano ainda não divulgou se a tradição foi mantida por Leão XIV.
Ilson também trabalhou no funeral do papa Francisco, já que os carmelengos atuam como funcionários diretos e ajudantes do papa, sendo responsáveis por rituais litúrgicos. O brasileiro ainda foi citado como testemunha da votação que elegeu o novo pontífice.
Formado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na Itália, ele foi nomeado secretário do Dicastério para os Bispos, responsável por auxiliar o pontífice com nomeação de novos bispos, pelo papa Francisco em outubro de 2013.

O novo papa foi escolhido nesta quinta após um dia de conclave, que teve início na manhã de quarta (7). Após três votações que resultaram em fumaças pretas na chaminé da Capela Sistina, os cardeais anunciaram a escolha do pontífice na quarta rodada de discussões, por volta das 13h08 de ontem.
O americano Robert Francis Prevost recebeu ao menos 89 dos 133 votos possíveis (dois terços do conclave) e a escolha de seu nome, Leão XIV, sugere que dará prosseguimento ao papado de Leão XIII, que ocupou o posto entre 1878 e 1903, por 25 anos, e ficou conhecido por ser autor de uma das pedras fundamentais da Doutrina Social da Igreja (DSI).
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line