O recém-nomeado ministro Martin Pfister é casado com a mineira Cacilda Giacometti, com quem tem quatro filhos

Aos 59 anos, Cacilda Giacometti Pfister, natural de Minas Gerais, tem ganhado destaque na Suíça, apesar de sua personalidade reservada. Casada há 27 anos com Martin Pfister, de 61 anos, ela pode se tornar primeira-dama do país caso o marido, recém-eleito para o Conselho Federal — órgão que compõe o poder executivo suíço —, seja escolhido presidente, um posto rotativo entre os membros do colegiado.

Cacilda e Martin têm quatro filhos — Fabíola (35), Gabriela (33), Samuel (24) e Isabel (21) — e quatro netos. O político suíço, aliás, costuma usar expressões em português, como “vovô”, ao se referir aos pequenos.

O casal se conheceu durante o carnaval na cidade de Baar e, desde então, construiu uma vida juntos. Aos domingos, a casa da família em Allenwinden se torna ponto de encontro, com a mesa sempre ocupada por dez pessoas. Um detalhe que não passa despercebido por quem visita o lar dos Pfister é o aroma de pão de queijo saindo do forno, uma tradição que Cacilda mantém com carinho e que agrada especialmente às crianças.

Para a brasileira, a eleição do marido para suceder Viola Amherd no Conselho Federal foi mais do que merecida. Ela já destacou publicamente que, além de “calmo e tolerante”, Martin é extremamente competente e foi escolhido com 134 votos no Parlamento. Segundo Cacilda, a dedicação do marido ao bem-estar dos outros reflete o “enorme coração que ele tem”.

Cacilda Gianetti e o ministro Martin Pfister na mesa com sua família, na Suíça. Reprodução

Carreira e paixão pela música

Mesmo com a projeção do marido, Cacilda não pretende abrir mão de sua carreira. Proprietária de uma clínica de massagem terapêutica, ela se considera bem-sucedida na área e não tem planos de interromper sua atividade profissional. Ainda assim, sabe que estará cada vez mais sob os holofotes da mídia e da população.

Martin, por sua vez, tem formação em história e filologia e também é um talentoso músico, tocando trombone e piano. Antes de integrar o Conselho Federal, atuava discretamente como secretário da Saúde do cantão de Zug. Sua escolha pelo Parlamento surpreendeu muitos analistas políticos, mas reforça sua trajetória sólida no serviço público.

Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/03/2025