O governo federal lança, nesta quarta-feira (24/07), o programa Voa Brasil, cujo objetivo é oferecer passagens aéreas por até R$ 200 o trecho.
A primeira fase de implementação será voltada a aposentados do INSS, independentemente da renda, e deve alcançar cerca de 23 milhões de pessoas. A meta é incluir até o início de 2025 pensionistas e estudantes do Prouni (Programa Universidade para Todos).
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que a “essência do programa é a inclusão social”. Por isso, para ter direito ao benefício, é necessário não ter viajado de avião nos últimos 12 meses. O beneficiário poderá, então, comprar dois bilhetes por ano.
“Essa é a primeira etapa do programa com olhar para os aposentados. A segunda etapa deve começar no início de 2025. Esperamos incluir milhões de brasileiros que não viajam de avião”.
Descontos e promoções, no entanto, ficarão a cargo das empresas aéreas. O programa permite, em parceria com as companhias, que usuários verifiquem e comprem as opções disponíveis, visando preencher vagas ociosas em voos.
O programa foi adiado por sucessivas vezes diante das dificuldades de planejamento e pela tragédia que assolou o estado do Rio Grande do Sul com as enchentes.