A edição 2025 do Festival de Berlim divulgou a seleção de filmes e duas produções brasileiras estão presentes. O filme O Último Azul, de Gabriel Mascaro, que conta com Denise Weinberg e Rodrigo Santoro, disputa a competição principal. Já a produção dirigida por de Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?), chamada A Melhor Mãe do Mundo, com atuação de Shirley Cruz e Seu Jorge, está na Berlinale Special, mostra não competitiva.

No filme O Último Azul o governo pratica um sistema que isola idosos em colônias a partir dos 80 anos. Com o anúncio da redução dessa idade, a protagonista Teca empreende uma viagem pela Amazônia com a finalidade de realizar o sonho de andar de avião.

O Brasil não competia na mostra desde 2020, quando disputou com Todos os mortos e Meu nome é Bagdá.  Por duas vezes o país saiu vencedor de Berlim: em 1998, com Central do Brasil, dirigido por Walter Salles (na oportunidade Fernanda Montenegro ainda venceu o prêmio de melhor atriz) e em 2008, com Tropa de Elite, de José Padilha.

Nesta oportunidade a disputa será contra diretores aclamados pela crítica como Richard Linklater (Blue Moon), Michel Franco (Dreams) e Hong Sang-soo (What Does that Nature Say to You).

Leia mais: “Ainda Estou Aqui” é destaque no Bafta e reforça chances no Oscar

Nas suas redes, Rodrigo Santoro comemorou a notícia: “Que alegria acordar com a notícia de que “O Último Azul” foi selecionado pra competição principal da Berlinale (Festival de Berlim). Esse trabalho foi uma oportunidade de enveredar pelos mistérios e encantos da Amazônia trabalhando com Gabriel Mascaro, um diretor que já admiro há tanto tempo. Além disso, a história é pungente e coloca em profunda discussão um tema muito importante pra nós: o olhar que lançamos para o envelhecimento e para o passar do tempo. É muito bonito ver o cinema independente chegando tão longe feito muitas vezes com tão pouco recurso. Sigo acreditando nesse cinema, desde “Bicho de Sete Cabeças”.

Na mostra não competitiva será exibido A Melhor Mãe do Mundo, filme que retrata uma catadora de recicláveis que para fugir da violência do marido, após tentativas de denunciá-lo em vão, atravessa a cidade de São Paulo com os filhos em uma carroça em busca de um novo lar.

O Festival de Berlim acontece entre 13 e 23 de fevereiro e tem na presidência do júri o diretor Todd Haynes.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/01/2025