Brasil precisa fortalecer indústria de processamento de minerais raros

As terras raras são de importância crítica e estratégica para a economia global e a segurança nacional, pois são insubstituíveis na fabricação de tecnologias de ponta e essenciais para a transição energética.

Pensando nisso, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou o PL 2197/2025 para estabelecer regras para a exportação de minerais contendo elementos terras raras não beneficiados ou não transformados.

Na avaliação do senador, o Brasil precisa garantir o fortalecimento da indústria de forma que o país não se torne apenas um exportador dos minerais brutos, mas que domine as tecnologias de processamento desses recursos.

“Precisamos de regras que obriguem a nós mesmos a fazer o beneficiamento desses minérios, pelo menos uma grande parte deles, para incorporar tecnologia e fazer o investimento necessário para que a gente domine essa tecnologia”, alertou.

A proposta é uma das prioridades do senador para o ano de 2026 e, no momento, encontra-se em análise na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado.

Artigo Anterior

Feminicidas deixam 4 crianças órfãs por dia no Brasil

Próximo Artigo

O alerta chileno e a falsa “escolha muito difícil”, por Gustavo Tapioca

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!