Brasília – Durante a viagem ao Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, na Organização das Nações Unidas, integrantes do governo brasileiro se reuniram com autoridades para apresentar uma proposta de criação de uma aliança global para combater a fome e a pobreza.

O objetivo é agregar conhecimentos, recursos e parcerias para melhorar as condições para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU em 2015.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza é uma das principais iniciativas do Brasil no G20.

O ministro Wellington Dias informou que a aliança visa promover a segurança alimentar, aumentar a renda e enfrentar as desigualdades.

A realidade de múltiplas crises, incluindo a climática e ambiental, a situação econômica e os conflitos, está aumentando a fome, a insegurança alimentar e a pobreza.

O ministro disse que não quer criar um novo foro internacional para discutir o que precisa ser feito, pois já há foros multilaterais legítimos para isso.

A força-tarefa do G20 será responsável por definir o desenho da aliança, que reunirá expertise acumulada em programas de transferência de renda, proteção social, alimentação escolar e outros.

Por Pedro Peduzzi, repórter da Agência Brasil

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 17/07/2024