Andrey Kuznetsov, durante entrevista em 2 de novembro de 2024 – Foto: Reprodução

O ministro russo, Andrey Kuznetsov, afirmou que o debate sobre a criação de um meio de pagamento alternativo ao dólar nos Brics começou em 2023, a partir de uma sugestão do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. “Foi uma ideia apresentada pelo Brasil, que ganhou atenção nas discussões entre os países membros do bloco”, disse Kuznetsov, em entrevista no dia 2 de novembro.

A declaração de Kuznetsov vem em meio a ameaças do recém-eleito presidente dos EUA, Donald Trump. Em publicação na rede Truth Social, o bilionário afirmou que irá impor tarifas de 100% aos países do Brics que buscarem criar ou apoiar um sistema que substitua o dólar nas transações internacionais. Ele descreveu a moeda americana como essencial para a economia global.

Trump destacou que os países do Brics, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, devem evitar qualquer iniciativa nesse sentido. “Se insistirem, enfrentarão consequências econômicas graves. O dólar americano é insubstituível”, escreveu o líder americano, que assumirá o cargo em janeiro de 2025.

Durante a cúpula de outubro em Kazan, na Rússia, os líderes do Brics discutiram maneiras de reduzir a dependência do dólar, incentivando o uso de moedas locais nas transações comerciais. No entanto, a Rússia descartou, por enquanto, a criação de uma moeda unificada do bloco. “A ideia não está sendo considerada no momento”, declarou o presidente Vladimir Putin.

O Brics, que já incluiu novos membros como Irã e Egito, busca alternativas para reforçar sua autonomia econômica. Entretanto, a ausência de um consenso sobre a criação de um sistema financeiro que rivalize com o SWIFT reflete os desafios técnicos e políticos enfrentados pelo grupo.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 30/11/2024