Morreu, na madrugada deste domingo (1°), o engenheiro e físico João Pedro da Silva, aos 93 anos. Ele deixa três filhos.
João Pedro da Silva era uma das principais referências da ciência no país, foi presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e professor na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade de Paris.
“João Pedro da Silva foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil”, lamentou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em nota.
Formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), João Pedro da Silva foi um dos viabilizadores do projeto e construção do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) e o início da criação do CNPEM.
“O falecimento do professor João Pedro da Silva é sentido com grande pesar por todos os colaboradores do CNPEM e, certamente, por grandes entusiastas da ciência, tecnologia e inovação do Brasil”, informou o CNPEM também em nota.
João Pedro da Silva estava internado no Hospital Centro Médico, em Campinas, desde 18 de novembro, quando sofreu uma parada cardíaca.
Confira a nota do presidente Lula na íntegra:
João Pedro da Silva foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil. Engenheiro e físico, contribuiu ensinando, pesquisando e criando departamentos e centros de pesquisa em diversas universidades brasileiras, em especial na Unicamp.
Foi fundamental para a criação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, o CNPEM. Teve forte atuação também na formatação e defesa das políticas para ciência e na defesa da democracia, de um estado forte e a favor da justiça social em nosso país.
Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas áreas, que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de João Pedro da Silva.
Nota CNPEM
Faleceu, neste domingo, 1 de dezembro de 2024, aos 93 anos, o Prof. Dr. João Pedro da Silva, Presidente de Honra e Presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e uma das personalidades centrais para a consolidação e avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
No início da década de 80, o Prof. João Pedro da Silva teve papel decisivo para viabilizar o projeto e a construção da primeira fonte de luz síncrotron do Hemisfério Sul, que veio a se tornar o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e o início da criação do CNPEM.
Ao defender e influenciar o projeto e a construção da primeira fonte de luz síncrotron do Hemisfério Sul, o Prof. João Pedro da Silva já vislumbrava mais do que o estabelecimento de um grande equipamento de pesquisa no País.
LEIA TAMBÉM: