O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, firmou nesta quinta-feira (3) acordos bilaterais com seus homólogos da China e da Rússia, reforçando o papel do Brasil nas articulações econômicas e climáticas do BRICS.
Os encontros ocorreram no Rio de Janeiro, onde o país sedia, entre esta sexta (4) e sábado (5), a 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do BRICS e a 10ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).
Os compromissos com China e Rússia resultaram na assinatura de memorandos de cooperação financeira e econômica, com foco no diálogo técnico, na ampliação das parcerias estratégicas e na coordenação de agendas multilaterais.
Parceria estratégica com a China
Durante a reunião com o ministro das Finanças da China, Lan Fo’an, os dois países assinaram um Memorando de Cooperação Financeira para intensificar o diálogo bilateral e multilateral. Os ministros trataram ainda da conjuntura internacional e destacaram a elevação da parceria entre Brasil e China a um novo patamar estratégico.
A agenda também incluiu discussões sobre o papel do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), presidido por Dilma Rousseff, e a cooperação climática, com foco no Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Ambos reafirmaram o compromisso com o enfrentamento das mudanças climáticas e destacaram a importância da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Cooperação econômica com a Rússia
Haddad também se reuniu com o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov. A reunião teve como foco o cenário da economia global e os avanços sob a atual presidência brasileira no BRICS. Os ministros assinaram um Memorando de Entendimento para estabelecer um canal de diálogo econômico e financeiro em nível técnico entre os dois países.
“O ministro Haddad reiterou o compromisso histórico do Brasil com o multilateralismo e com o engajamento com todas as regiões do mundo”, destaca a nota divulgada pela Fazenda. A cooperação prevê intercâmbio de experiências e boas práticas, seguindo modelo adotado com outros parceiros estratégicos do país.
Próximos passos
Na condição de anfitrião dos encontros do BRICS financeiro e do NDB, Fernando Haddad seguirá a agenda de reuniões bilaterais nos próximos dias, com encontros já previstos com representantes da Índia, Egito e Emirados Árabes Unidos.