O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de futebol masculino de 2026 foi realizado nesta sexta-feira (5), em Washington, capital dos Estados Unidos. Será a primeira edição em que a Fifa realiza a Copa com 48 seleções. O Brasil ocupa o grupo C junto com Marrocos, Escócia e Haiti.
Os horários e locais das partidas serão definidos no sábado (6), mas já se sabe pela posição do sorteio que a ‘seleção canarinho’ começa sua jornada rumo ao Hexa contra os africanos, em 13 de junho, um sábado. Os marroquinos fizeram uma excelente campanha na Copa do Catar, em 2022, conquistando a quarta posição.
Será a quinta vez que o Brasil enfrenta a Escócia em fases de grupos na Copa (74-82-90-98) e a segunda vez que pega o Marrocos. Em 1998, na Copa da França, a seleção de Ronaldo, Rivaldo, Dunga, Cafu, Roberto Carlos e Taffarel esteve no mesmo grupo que escoceses (Brasil 2 a 1 Escócia)) e marroquinos (Brasil 3 a 0 Marrocos). A quarta seleção do grupo era a Noruega. O Brasil foi derrotado por 2 a 1, mas já estava classificado para as oitavas de final.
Já os haitianos participam pela segunda vez da competição, a primeira foi em 1974, na Alemanha.
Datas
Esta edição do torneio será realizada nos EUA, Canadá e México. As seleções estão divididas em 12 grupos de 4 equipes, sendo que o cronograma completo compreende 104 jogos em 16 cidades entre os três países.
Leia mais: Seleção Brasileira dá sinais positivos para a torcida com vitória e vaga na Copa-2026
A abertura acontece em 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, e será com o jogo entre México e África do Sul.
A final será decidida em 19 de julho de 2026, no Estádio MetLife, em Nova Jersey (EUA).
Chefes de Estado
Na oportunidade do sorteio, foi lançado o ‘Prêmio da Paz da Fifa – O Futebol Une o Mundo’. O presidente dos EUA, Donald Trump, foi escolhido para receber o troféu, o que demonstra os esforços de Gianni Infantino, presidente da Fifa, em se manter próximo do norte-americano.
O infame reconhecimento para o líder de uma nação beligerante chamou a atenção do mundo, mas não de Trump, que almeja esse tipo de reconhecimento, uma vez que havia se candidatado ao prêmio Nobel da Paz. Ao receber o prêmio, o norte-americano disse: “uma das maiores honras da minha vida”.
Além do líder dos EUA, a presidente do México, Cláudia Sheinbaum, e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, estiveram na cerimônia e foram responsáveis pelo sorteio que definiou o grupo de seus países, que estavam como cabeças de chave.
Repescagens
Algumas seleções ainda disputam a repescagem, sendo 2 vagas internacionais e 4 europeias. Na repescagem internacional disputam uma das vagas RD Congo, Jamaica e Nova Caledônia (Intercontinental 1) e a outra vaga Bolívia, Suriname e Iraque (Intercontinental 2).
Leia mais: Mundial de 2030 será em seis países; Arábia Saudita receberá a Copa de 2034
Na Europa, as vagas ainda podem ser de Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia (vaga A); Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia (vaga B); Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo (vaga C); e República Tcheca, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte (vaga D). As posições dessas disputas já foram previamente alocadas nos grupos do sorteio.
Confira abaixo como ficaram os grupos após o sorteio:
- Grupo A: México, Coreia do Sul, África do Sul e Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte);
- Grupo B: Canadá, Suíça, Catar e Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia);
- Grupo C: Brasil, Marrocos, Escócia e Haiti;
- Grupo D: Estados Unidos, Austrália, Paraguai e Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo);
- Grupo E: Alemanha, Equador, Costa do Marfim e Curaçao;
- Grupo F: Holanda, Japão, Tunísia e Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia);
- Grupo G: Bélgica, Irã, Egito e Nova Zelândia;
- Grupo H: Espanha, Uruguai, Arábia Saudita e Cabo Verde;
- Grupo I: França, Senegal, Noruega e Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque);
- Grupo J: Argentina, Áustria, Argélia e Jordânia;
- Grupo K: Portugal, Colômbia, Uzbequistão e Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia);
- Grupo L: Inglaterra, Croácia, Panamá e Gana.