Brasil exporta 5 vezes mais para o Irã do que para Israel

O presidente Lula, Mahmoud Ahmadinejad e Ali Khamenei em 2010. Foto: Reprodução

Publicado no Cafezinho

Conforme avança a guerra de Israel contra o Irã, alimentada pelos neocons e imperialistas do Ocidente, vale uma reflexão sobre o seu impacto na economia brasileira.

O Brasil tem excelentes relações com o Irã, um dos mais novos membros dos Brics, e tinha boas relações também com Israel, até o país dar início a uma campanha genocida contra o povo palestino.

Mesmo assim, as relações comerciais do Brasil com Israel permanecem normais. O Brasil, todavia, registra déficit comercial com Israel: nos últimos 12 meses até maio, o déficit comercial foi de 734 milhões de dólares. O Brasil exportou 506 milhões de dólares para Israel nos últimos 12 meses, e importou 1,2 bilhão no mesmo período.

Entretanto, a relação comercial do Brasil com o Irã é bem mais substantiva – e vantajosa para a economia brasileira.

Nos últimos 12 meses, o Brasil exportou quase 3 bilhões de dólares para o Irã, correspondendo a um montante cinco vezes superior ao registrado com Israel.

Além disso, o Brasil tem um forte superávit comercial com o Irã, de 2,86 bilhões de dólares, na medida em que importamos muito pouco do país, mas exportamos grandes quantidades de alimentos.

A materialização das ameaças monstruosas de Netanyahu, de “queimar Tehrã”, impactariam significativamente a economia brasileira, assim como a destruição do Iraque, da Líbia e da Síria, pelas mesmas forças, prejudicou muito o Brasil.

O Brasil tem interesse econômico direto pela paz. Esperemos que a nossa direita, e seus representantes na mídia, tenham ao menos noção disso.

Saldo comercial mostra a boa relação entre Brasil e Irã. Foto: Reprodução
Produtos mais exportados pelo Brasil a Irã e Israel. Foto: Reprodução
Exportações brasileiras para Irã e Israel entre 1999 a 2025. Foto: Reprodução
Brasil tem déficit comercial com Israel e relação mais vantajosa com o Irã. Foto: Reprodução
Artigo Anterior

Dia 27 é dia de luta contra as privatizações e em defesa do que é do povo!

Próximo Artigo

Economia cresce, inflação cai e mercado refaz projeções

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!