A primeira mesa do ciclo de debates ‘Um Novo Rumo para o Brasil’, promovido na sexta-feira 29 por CartaCapital em São Paulo, discutiu temas importantes sobre o futuro da economia do País.

O evento, que acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), é o terceiro do ciclo de debates em 2024, ano em que CartaCapital completa 30 anos.

A mesa, intitulada ‘Reforma, ambiente de negócios e atração de investimentos’, contou com a participação de André Godoy, diretor executivo da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE); Igor Rocha, economista-chefe da Fiesp; José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios, Governo e Sustentabilidade Empresarial no Banco do Brasil. O debate foi mediado pelo redator-chefe de CartaCapital, Sergio Lírio

No debate, Igor Rocha destacou a queda na produtividade da indústria brasileira e avaliou que a retomada dos melhores índices passam por dois pontos cruciais: educação e acesso ao capital. Ele reconheceu que “operar fora da fronteira tecnológica faz você ser menor produtivo” e defendeu investimentos no setor.

Em termos do papel do Brasil em um contexto de intensas disputas comerciais – tendo Estados Unidos x China como máximo exemplo -, os debatedores destacaram que o País deve se posicionar de modo a obter vantagens competitivas.

Para André Godoy, por exemplo, é necessário “aproveitar as capacidades que o País já tem para fortalecer a sua indústria”. Dessa maneira, é necessário “ver os acordos econômicos com os blocos a partir dessa perspectiva”, citando também as tratativas pelo acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE).

Sasseron, por sua vez, destacou o papel dos bancos públicos no Brasil e pontuou a necessidade de investimentos em sustentabilidade. “Temos esse objetivo de ajudar, de um lado, a preservar florestas e, do outro, recuperar a grande fronteira agrícola brasileira que nós podemos ter, que é a recuperação de áreas degradadas”.

O ciclo de debates ‘Um Novo Rumo para o Brasil’ é transmitido no canal de CartaCapital no YouTube e em canais parceiros. Assista:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 29/11/2024