O Ministério dos Transportes assinou um memorando de entendimentos com o Instituto de Planejamento e Pesquisa Econômica da China State Railway Group para realização de estudos para a construção de uma nova ferrovia.

Assinado por meio da Infra S.A, o acordo prevê estudos conjuntos sobre a viabilidade de um corredor ferroviário ligando o Brasil ao Oceano Pacífico, por meio do Porto de Chancay, no Peru.

O projeto considera ainda a integração com outros modais, como rodovias e hidrovias, e está alinhado às diretrizes do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), responsável pelo mapeamento das rotas bioceânicas na América do Sul.

Segundo o ministério brasileiro, o objetivo é “consolidar uma malha logística integrada, sustentável e conectada aos principais corredores comerciais do mundo, promovendo ganhos logísticos, econômicos e ambientais”.

“Este não é apenas um gesto formal, é o primeiro passo de uma jornada técnica, institucional e diplomática que visa aproximar continentes, reduzir distâncias e fortalecer laços entre nações que compartilham uma visão de longo prazo”, afirmou o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.

A assinatura do memorando é resultado de uma articulação iniciada em abril, quando uma delegação chinesa visitou o Brasil e percorreu obras estratégicas como a Fiol 1 e a Fico. Em maio, durante missão oficial à China, Ribeiro acompanhou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em agendas com autoridades chinesas, aprofundando o diálogo que culminou na formalização da parceria.

Desde então, equipes dos dois países vêm conduzindo análises sobre a logística brasileira, com foco no escoamento da produção agrícola e mineral do Centro-Oeste para os portos do Arco Norte e do Sudeste. O eixo ferroviário Fico-Fiol, cujo leilão está previsto para o primeiro semestre de 2026, é a base estruturante do corredor em estudo.

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Last Update: 07/07/2025