Brasil e China fecham parceria para estudo sobre ferrovia

O Ministério dos Transportes assinou um memorando de entendimentos com o Instituto de Planejamento e Pesquisa Econômica da China State Railway Group para realização de estudos para a construção de uma nova ferrovia.

Assinado por meio da Infra S.A, o acordo prevê estudos conjuntos sobre a viabilidade de um corredor ferroviário ligando o Brasil ao Oceano Pacífico, por meio do Porto de Chancay, no Peru.

O projeto considera ainda a integração com outros modais, como rodovias e hidrovias, e está alinhado às diretrizes do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), responsável pelo mapeamento das rotas bioceânicas na América do Sul.

Segundo o ministério brasileiro, o objetivo é “consolidar uma malha logística integrada, sustentável e conectada aos principais corredores comerciais do mundo, promovendo ganhos logísticos, econômicos e ambientais”.

“Este não é apenas um gesto formal, é o primeiro passo de uma jornada técnica, institucional e diplomática que visa aproximar continentes, reduzir distâncias e fortalecer laços entre nações que compartilham uma visão de longo prazo”, afirmou o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.

A assinatura do memorando é resultado de uma articulação iniciada em abril, quando uma delegação chinesa visitou o Brasil e percorreu obras estratégicas como a Fiol 1 e a Fico. Em maio, durante missão oficial à China, Ribeiro acompanhou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em agendas com autoridades chinesas, aprofundando o diálogo que culminou na formalização da parceria.

Desde então, equipes dos dois países vêm conduzindo análises sobre a logística brasileira, com foco no escoamento da produção agrícola e mineral do Centro-Oeste para os portos do Arco Norte e do Sudeste. O eixo ferroviário Fico-Fiol, cujo leilão está previsto para o primeiro semestre de 2026, é a base estruturante do corredor em estudo.

Artigo Anterior

Moraes mantém prisão de ‘kid preto’ suspeito de participar de plano para matar Lula

Próximo Artigo

Governo Trump solicita sigilo de Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Moraes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!