Brasil anuncia entrada formal da Indonésia no Brics

O Brasil, que assumiu a presidência do Brics em 2025, anunciou nesta segunda-feira 6 a adesão da Indonésia, em uma nova ampliação deste grupo das principais economias emergentes, que inclui também China, Índia e Rússia.

O Brasil destacou que a Indonésia, o país mais populoso e a maior economia do sudeste asiático, “partilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global”, segundo uma nota do Itamaraty.

A candidatura da Indonésia foi aprovada na cúpula do Brics realizada em Joanesburgo em 2023.

Criado em 2009, o Brics, que também conta com a África do Sul, se expandiu recentemente com a inclusão de países como Irã, Egito e Emirados Árabes Unidos.

Sob a presidência brasileira, o grupo terá como foco a cooperação entre países do Sul Global e a reforma das instituições multilaterais, de acordo com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma de suas prioridades é “o desenvolvimento de meios de pagamento” para facilitar o comércio e os investimentos entre os países membros, após a última cúpula do Brics em Kazan, na Rússia, quando foi discutido o impulso às transações em outras moedas diferentes do dólar americano.

A esse respeito, em novembro, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 100% aos países do grupo, caso tentem acabar com o domínio internacional do dólar.

Os líderes dos países do Brics devem se reunir em uma cúpula prevista para julho no Rio de Janeiro.

Artigo Anterior

Ibama confirma vazamento de produto químico no Rio Tocantins

Próximo Artigo

Efeito Lula: reajuste do salário mínimo vai injetar R$ 125,4 bi na economia

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!