O governo brasileiro declarou que “voltará a reagir com firmeza” diante de qualquer nova campanha internacional contra produtos agrícolas nacionais.
Em nota conjunta, o Itamaraty e o Ministério da Agricultura alertaram que os boicotes podem ter “grave impacto” nas relações com o Brasil.
O comunicado ocorre após o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciar que a empresa deixará de comprar carne dos países do Mercosul, incluindo o Brasil, e questionar o padrão de qualidade do produto.
Para o governo, a declaração de Bompard “contém desinformação e ataca a qualidade de produtos brasileiros”. Mais cedo, o CEO da empresa francesa emitiu uma retratação pelas críticas feitas à carne do Brasil.
“Não obstante, voltará a reagir com firmeza contra qualquer nova campanha que tenha como alvo a imagem de produtos brasileiros, em especial do agronegócio, cujos padrões de excelência ao longo de toda a cadeia produtiva são reconhecidos em todo o mundo”, disseram o Itamaraty e o Ministério da Agricultura.
“O governo brasileiro espera que as empresas que anunciaram boicotes a produtos brasileiros revertam essas decisões infundadas e que todos os atores que tenham contribuído para essa campanha de desinformação tenham presentes as consequências negativas de seus atos e levem em conta o grave impacto que poderão ter para as suas relações com o Brasil, que devem permanecer mutuamente benéficas e sempre pautadas pelo respeito e pela lealdade”, acrescentaram.