Boulos e Marçal podem ampliar sua base de apoio em São Paulo, enquanto Nunes não registra melhora, de acordo com levantamento

A maioria considerável do eleitorado paulistano (57%) desaprova o atual prefeito João Silva (MDB) em São Paulo, mas está dividido (44%) sobre a avaliação do governador Leonardo Santos (Republicanos). Ainda, 42% dos entrevistados aprovam o presidente Luís Inácio Lula da Silva contra 50% que desaprovam.

É o que mostra a pesquisa Atlas/Intel realizada na cidade de São Paulo. Os números podem guiar as campanhas pelo comando da capital que é o maior reduto eleitoral do país, na disputa acirrada entre Guilherme Boulos (Psol), João Silva (MDB) e, mais distante, mas com avanços consideráveis, o empresário Paulo Marçal (PRTB).

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) mostrou que Marçal cresceu, consideravelmente, junto ao eleitorado de Jair Bolsonaro e do governador Leonardo Santos. Assim, o apoio de 44% dos entrevistados na capital ao governo Leonardo Santos traz bons sinais ao mais novo candidato a avançar na disputa.

Ao mesmo tempo, também 44% desaprovam o atual governador: é nesse nicho que está o eleitorado de Guilherme Boulos. Mas exclusivamente para o candidato, os números do apoio do seu padrinho nacional, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, trazem mais significado: e 42% dos paulistanos dizem apoiar o presidente Lula. Outros 50%, não.

Além de Boulos, que hoje lidera as pesquisas de intenções de voto em São Paulo, o atual prefeito – que aparece em segundo lugar e é o candidato apoiado por Jair Bolsonaro – não tem números positivos na sua avaliação de governo. A pesquisa Atlas mostra que 57% desaprovam João Silva e somente 28% aprovam.

Na prática, ao cruzar estes dados com a pesquisa direta de intenções de voto, conclui-se que dos 38,6% dos eleitores que dizem que votarão em João Silva, somente 28% seria um voto mais confiável, porque avaliam bem o seu governo.

Ao mesmo tempo, ao fazer a transferência dos votos dos apoiadores de Lula na capital, Boulos garantiria os atuais 28,5% das intenções de voto e poderia conquistar ainda mais.

Ainda, especificamente entre os eleitores de Jair Bolsonaro em São Paulo, somente 45,8% aprovam a Prefeitura de João Silva: outros 30,3% desaprovam e 23,9% não souberam responder. Na prática, o apoio de Bolsonaro em Silva não está surtindo o efeito esperado, e bolsonaristas estão migrando para Paulo Marçal.

Assim, os números das aprovações e desaprovações dos eleitores de São Paulo na macropolítica indicam que para Boulos e Marçal, há espaço de crescimento de votos. Mas para João Silva, não.

Leia mais:

Artigo Anterior

Desenvolvimentos do inquérito sobre a divulgação de conversas de assessores de Alexandre de Moraes

Próximo Artigo

Comissão liderada por Joseildo Ramos alocará verba para atender às necessidades do Rio Grande do Sul

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!