O novo diretor de futebol do Flamengo, José Boto, declarou sua missão de “resgatar o DNA do futebol brasileiro” e transformar o clube em uma fábrica de talentos em uma coletiva de imprensa. Ele denunciou que o esporte no país perdeu sua essência ao tentar imitar o modelo europeu. Em sua apresentação, destacou a prioridade no trabalho com a base, área em que já obteve sucesso em clubes anteriores, e criticou os rumos adotados pelo futebol brasileiro nos últimos anos.

Ele afirmou: “a base é minha área. É algo que vou me orgulhar. Temos que criar esse DNA, jogadores talentosos e ao mesmo tempo responsável. Conheço bem o Brasil, no Shakhtar tínhamos 14 brasileiros, buscamos jogadores que nem sequer tinham jogado Série A e em alguns meses estavam jogando Champions. Aqui no Brasil se foi buscar muita coisa ruim que se faz na Europa. Na Europa viemos aqui para buscar coisas boas que vocês faziam na base”.

E seguiu: “no futebol profissional, a chegada de técnicos estrangeiros deu mais rigor tático ao jogo, mas replicar na base é um erro tremendo. Vocês são os maiores produtores de jogadores de todos os tempos. Romário, Ronaldinho, Zico, não parava aqui. Parece que querem fazer jogadores como na Europa. Isso é um erro. Há que voltar um pouco atrás ao que foram os reis e fundamentos do futebol brasileiro, dar essa liberdade aos jovens atletas de errarem, experimentarem, de não estarem agarrados em sistemas táticos. Depois vão ter tempo para isso. Isso muda a forma que se forma jogadores no Brasil. Vocês estavam bem, foram copiar a Europa e neste momento estão mal. Não produzem tanto talento quanto há 10, 30 anos. Isso é algo que teremos que mudar aqui. Vamos ter que continuar como faziam antes”.

Apesar da análise sobre os técnicos estrangeiros ser incorreta pois provém de uma campanha da imprensa burguesa contra os técnicos brasileiros. Os comentários sobre os jogadores brasileiros são acertados. O Brasil tem o melhor futebol do mundo, os europeus foram ultrapassados pelo País do Futebol na década de 1950 e nunca conseguiram se recuperar. Usam seu domínio econômico para dominar o esporte e agora que estão em crise essa crise também aparece no futebol.

Resta saber se os comentários de Boto realmente serão aplicados no Flamengo, um dos clubes mais importantes do Brasil e que sofre uma pressão gigantesca dos capitalistas do esporte para seguir os ditames dos estrangeiros.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 04/01/2025