Descoberta de explosivo de 500 quilos perto dos trilhos durante obra gera caos na maior estação ferroviária da Europa, além de paralisações em cadeia que afetam também os trens intermunicipais.

A descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial de 500 quilos não detonada próximo à uma linha férrea paralisou as conexões ferroviárias de alta velocidade entre Paris, Londres e Bruxelas nesta sexta-feira (07/03), gerando uma série de transtornos em pleno início do movimento de fim de semana.

A paralisação causou interrupções em cadeia em dezenas de outros trens intermunicipais na estação ferroviária mais movimentada da França, a Gare du Nord, no norte da capital francesa.

A empresa de trens de alta velocidade Eurostar, que opera as linhas entre o Reino Unido e o continente europeu, anunciou o cancelamento de todos os trens partindo ou chegando de Londres e Bruxelas através da Gare du Nord, seu centro de operações em Paris.

A operadora ferroviária nacional francesa SNCF diz que a estação recebe normalmente 700 mil viajantes por dia, o que a torna o centro ferroviário mais movimentado da França e da Europa. Além de cidades no norte da França e dos subúrbios de Paris, a estação também atende o principal aeroporto da capital e vários destinos internacionais, incluindo Londres, Bruxelas e cidades na Holanda e Alemanha.

O ministro francês dos Transportes, Philippe Tabarot, disse que a bomba que causou as interrupções pesava meia tonelada. Trabalhadores a encontraram durante a noite enquanto faziam terraplanagem perto dos trilhos na região de Seine-Saint-Denis, que faz divisa com o norte de Paris.

Especialistas em desarmamento de bombas foram chamados até o local, e um amplo perímetro de segurança foi criado em torno da operação, com a retirada de um grande número pessoas.

Bombas encontradas com frequência

Tabarot disse que os moradores e as pessoas localizadas próximas às estações não devem temer um risco de explosão, exaltando os procedimentos em andamento para desarmar e remover esse tipo de explosivo.

Bombas que sobraram da Primeira ou Segunda Guerra Mundial são descobertas com frequência na França, assim como na Alemanha, mas é muito raro encontrá-las em um local tão povoado.

Em Londres, na estação de St. Pancras, o centro de operações da Eurostar na capital britânica, os passageiros buscavam alternativas em meio ao intenso movimento de sexta-feira, dia em que milhares de pessoas costumam sair e chegar de viagens, por causa do fim de semana.

Os passageiros foram aconselhados a viajarem em trens para Lille, no norte da França, ou buscar voos para Paris. A Eurostar opera os trens de alta velocidade através do túnel do Canal da Mancha, entre o Reino Unido e o continente.

Publicado pelo DW em 07/03/2025

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/03/2025