Fernanda Torres fez história ao vencer o prêmio de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro 2025, marcando um momento de grande celebração para o cinema brasileiro. No entanto, a conquista ocorreu em meio a declarações polêmicas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que voltou a criticar os investimentos federais na cultura, especialmente os recursos destinados pela Lei Rouanet.
Nesta segunda-feira (6), o político do Partido Liberal utilizou o X (antigo Twitter) para compartilhar um vídeo publicado por um internauta em 18 de dezembro de 2024, que criticava a situação das balsas em Goiânia, e aproveitou a postagem para alfinetar o governo Lula (PT) e a Lei Rouanet.
“Parece vídeo repetido, mas não é. Outro brasileiro denunciando a volta da ‘indústria das balsas’. O investimento em infraestrutura é rechaçado pela gestão Lula e, coincidentemente, jamais cobrado por outros governantes de outrora. Enquanto isso, a Rouanet…”, afirmou Bolsonaro em sua publicação.
Apesar da insinuação, o filme Ainda Estou Aqui, que rendeu a Fernanda Torres o prêmio de Melhor Atriz, não recebeu recursos da Lei Rouanet. Segundo registros oficiais, o longa, dirigido por Walter Salles, não consta na lista de produções beneficiadas pelo incentivo cultural, uma vez que a própria legislação restringe o uso desses recursos para obras de longa-metragem.
– Parece vídeo repetido, mas não é. Outro brasileiro denunciando a volta da INDÚSTRIA DAS BALSAS.
– O investimento na infraestrutura é rechaçada pela gestão lula e coincidentemente jamais cobrada conclusão por outros de outrora.
– Enquanto isso, a Rouanet… pic.twitter.com/1aUjgslpiq
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 6, 2025
O filme retrata a história da família do ex-deputado Rubens Paiva, uma das vítimas emblemáticas da ditadura militar no Brasil. A atuação da brasileira foi amplamente elogiada pela crítica internacional, consolidando sua relevância na indústria cinematográfica.
As críticas de Bolsonaro à família Paiva não são novidade. Em sua biografia, Mito ou Verdade: Jair Messias Bolsonaro, escrita por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-presidente menciona sua convivência na cidade de Eldorado Paulista (SP), onde a família Paiva exercia forte influência política e financeira.
O ex-chefe do governo, porém, faz questão de ressaltar suas origens humildes. Ele afirma que nasceu em uma família pobre e que as desigualdades sociais sempre o incomodaram ao longo de sua trajetória.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line