O ex-presidente Jair Bolsonaro no Hospital DF Star, em Brasília, em recuperação após cirurgia realizada no domingo (13) – Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro (PL) segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após uma cirurgia realizada no domingo (13) para tratar uma obstrução intestinal.

De acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (16), o ex-presidente apresenta boa evolução clínica e permanece em acompanhamento pós-operatório.

Segundo a equipe médica, ele não apresenta dor, sangramentos ou outras complicações. O tratamento inclui sessões de fisioterapia motora e respiratória. A recomendação continua sendo a restrição total de visitas, e ainda não há previsão para que ele deixe a UTI. O hospital afirma que o monitoramento seguirá por tempo indeterminado.

O ex-presidente também divulgou uma foto e comentou a respeito de seu estado de saúde. “Ainda não há previsão de alta da UTI, e sigo sob recomendação médica de não receber visitas, a não ser de familiares, neste ainda delicado momento”, escreveu.

O procedimento cirúrgico teve como foco a remoção de aderências intestinais, conhecidas como bridas, e a reconstrução parcial da parede abdominal. Essas formações são comuns em pacientes que já passaram por cirurgias abdominais, como é o caso de Bolsonaro, e podem causar bloqueios, dores e outros sintomas relacionados ao funcionamento intestinal.

A obstrução intestinal é uma condição que impede a passagem normal dos alimentos digeridos pelo intestino. Ela pode ser provocada por diversos fatores, como inflamações, hérnias, tumores ou, como no caso do ex-presidente, por aderências formadas após procedimentos cirúrgicos anteriores.

O boletim é assinado por seis profissionais que acompanham Bolsonaro, entre eles o médico-chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini, e os cardiologistas Leandro Echenique e Brasil Caiado. Também assinam o documento o coordenador da UTI, Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior, o diretor médico Guilherme Meyer e o diretor-geral do hospital, Allisson Barcelos Borges.

Leia a íntegra do boletim:

O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Encontra-se com boa evolução clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências. Mantém programação de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/04/2025