Bolsonaro recebeu, leu e ‘enxugou’ a minuta golpista, diz Mauro Cid ao STF

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), depõe nesta segunda-feira 9 na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal sobre a trama golpista. O delator é o primeiro a falar justamente por ter fechado um acordo de colaboração com a Justiça. 

Cid, Bolsonaro e outros seis aliados do ex-presidente serão ouvidos presencialmente na Corte até a próxima sexta 13. A exceção é o general Walter Braga Netto, preso no Rio de Janeiro, que participará por videoconferência.

Ao ser questionado pelo ministro Alexandre de Moraes se concordava com a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República, Mauro Cid disse que sim, mas que somente presenciou a maior parte dos fatos, não participando ativamente deles.

Mauro Cid afirmou que houve duas ou três reuniões no Palácio da Alvorada, após a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022, em que se discutiu a decretação de estado de sítio e defesa, e a formação de um “conselho eleitoral” que convocaria novas eleições. A minuta do golpe também previa a prisão de “vários ministros do STF e do presidente do Senado”.

Segundo Cid, Bolsonaro recebeu o documento de Filipe Martins, ex-assessor de assuntos internacionais da Presidência da República, leu e “enxugou” o texto, tirando a parte que decretava a prisão de autoridades, com a exceção de Alexandre de Moraes. Ao ouvir a fala de Cid, o ministro brincou e tirou risadas da plateia: “Todos os outros conseguiram habeas corpus”.

Outros depoimentos

Após o depoimento de Cid, será a vez de Alexandre Ramagem, seguindo a ordem alfabética dos réus. Depois, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

A expectativa é que o ex-presidente Bolsonaro seja ouvido na terça 10 ou na quarta-feira 11. O capitão afirmou na última semana que não vai “desafiar” o Supremo durante o seu depoimento.

“Não vou ao STF para desafiar ninguém. Estarei lá com a verdade ao nosso lado”, declarou Bolsonaro, durante discurso em um evento promovido pelo PL Mulher, em Brasília.

Artigo Anterior

Como a Inteligência Artificial pode turbinar as vendas e fidelizar seus clientes

Próximo Artigo

09/06 |🔴 ACONTECENDO AGORA – 🇧🇷🚩 AO VIVO JULGAMENTO DE BOLSONARO

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!