
A Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já tinha um discurso preparado caso seu plano de golpe de Estado fosse bem-sucedido.
Segundo a denúncia, o texto detalhava os próximos passos, incluindo a decretação do estado de sítio e a implementação da Lei da Garantia e da Ordem (GLO). O documento foi encontrado na sede do Partido Liberal, na sala do ex-presidente e no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens.
“Tratava-se do discurso a ser recitado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no momento da efetivação do golpe de Estado”, diz o relatório do procurador-geral da República, Paulo Gonet. A PGR afirma que a descoberta reforça o controle do ex-chefe de Estado brasileiro sobre a organização criminosa, deixando claro que sua intenção era permanecer no poder por meio da força.
As provas reunidas ao longo de quase dois anos indicam que Bolsonaro era o líder do grupo e acompanhava todas as etapas do plano.
A denúncia sobre o caso, assinada pelo procurador-geral Paulo Gonet, foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (18) e envolve, além de Bolsonaro, outras 33 figuras ligadas ao ex-capitão.

Segundo a acusação, o grupo teria atuado na tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições de 2022.
Entre os crimes apontados estão organização criminosa armada, golpe de Estado e tentativa de abolição do estado democrático de direito.
A Primeira Turma do STF será responsável por avaliar a denúncia e decidir se Bolsonaro e os demais acusados se tornarão réus. Caso a Corte aceite a acusação, o ex-presidente poderá responder judicialmente pelos crimes apontados. O ex-capitão pode pegar até 39 anos e quatro meses de prisão caso seja condenado.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line