Jair Bolsonaro (PL): ex-presidente quer acompanhar de carro a passeata pró-anistia em Brasília. Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro (PL) decidiu que não participará ativamente da passeata pela anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, marcada para esta quarta-feira (7), em Brasília. Em vez disso, o ex-presidente optou por um meio-termo: irá passar pela manifestação de carro e acenar aos apoiadores, conforme informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

A decisão foi tomada após orientação médica. Os profissionais que cuidam da saúde do ex-capitão recomendaram que ele não se envolvesse na caminhada, uma vez que ainda se recupera de uma cirurgia complexa. Por isso, Bolsonaro descartou a atividade física, mas não deixou de marcar presença no evento.

Embora aliados de Bolsonaro tenham tentado convencê-lo a não participar do ato, temendo possíveis complicações em sua recuperação, o ex-presidente permanece irredutível. Eles montaram uma operação para impedir sua presença, mas o ex-mandatário insiste em comparecer, mesmo com a preocupação em torno de sua saúde.

Após passar três semanas internado devido a uma cirurgia de desobstrução intestinal, Bolsonaro recebeu alta no domingo (4). A equipe médica foi clara ao recomendar repouso, uma vez que o procedimento durou 12 horas e é considerado de risco. A preocupação é de que o ex-presidente possa desenvolver uma infecção devido ao contato com muitos apoiadores.

Fiasco

Além das questões de saúde, aliados também apontam que um possível fracasso da manifestação pode ter peso político para o ex-presidente.

O evento, programado para acontecer em um dia da semana, é esperado para atrair menos público, com as estimativas mais otimistas apontando entre 5 mil e 10 mil manifestantes em Brasília.

Nesse contexto, aliados sugerem que Bolsonaro se resguarde e participe de manifestações mais robustas no futuro, com maior concentração de apoiadores.

Os manifestantes que participarão do ato pró-anistia ocuparão duas faixas do Eixo Monumental, em direção à Esplanada dos Ministérios, e uma terceira faixa será temporariamente interditada para o trânsito das forças de segurança que irão acompanhar o evento.

O esquema de segurança foi definido em uma reunião entre representantes da organização do evento e membros da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), realizada na tarde da última segunda-feira (5).

Bolsonaristas em ato pró-anistia em Copacabana, no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/Reuters

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/05/2025