Bolsonaro deve usar caso Collor para pedir prisão domiciliar; entenda

Os ex-presidentes Jair Bolsonaro e Fernando Collor no Palácio do Planalto. Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve usar o caso de Fernando Collor e pedir autorização para cumprir pena em casa se for condenado à prisão. Seus aliados defendem que a detenção do também ex-mandatário abre um precedente para uma solicitação do tipo.

Segundo o Blog da Andréia Sadi no g1, um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou, sob anonimato, que Bolsonaro pode alegar que tem 70 anos e passou por 7 cirurgias desde que sofreu uma facada em 2018 para pedir para cumprir pena em casa.

A defesa de Collor pediu prisão humanitária por conta de sua idade avançada, já que tem 75 anos, e sofrer problemas de saúde, como apneia grave do sono, Doença de Parkinson e transtorno afetivo bipolar. A autorização foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Collor foi condenado a uma pena de 8 anos e 10 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um esquema de fraudes que envolvia a BR Distribuidora. Segundo o processo, ele recebeu R$ 20 milhões para viabilizar contratos da empresa com a UTC Engenharia para construir bases de distribuição de combustíveis.

O ex-presidente Jair Bolsonaro durante julgamento da Primeira Turma do STF que aceitou a denúncia da PGR contra ele e sete aliados. Foto: Reprodução/TV Justiça

Bolsonaro é réu por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado.

A Primeira Turma do STF aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele e sete aliados por participação na trama golpista. Caso seja condenado, o ex-presidente pode ter uma pena de até 39 anos de prisão pelos crimes.

A previsão na Corte é que o julgamento deve ocorrer ainda em 2025 para evitar que o tema contamine as eleições presidenciais de 2026. O ex-presidente foi notificado no último dia 23, enquanto estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital DF Star.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Haddad detalha Política de Data Centers em conferência nos EUA

Próximo Artigo

40 anos da histórica greve de ocupação da GM

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!