Tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, divulgação de fake news, interferência na Polícia Federal, vazamento de dados que tramitam sob segredo de Justiça, falsa vinculação entre covid e Aids, CPI da Covid.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acumula uma série de denúncias de crime, além de ações no Tribunal Superior Federal (TSE). E, para Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay), advogado especialista em Direito Criminal, o ex-chefe de Estado precisa ser preso para que o país volte a discutir outros assuntos.

“Pandemia, golpe… Há condições reais de fazer um processo técnico criminal rápido, porque a materialidade está comprovada. Está tudo posto. Tem de ter 300 condenados. Agora é comprovar a autoria desses caras. Então, não tem saída. E aí, vamos mudar de página”, afirmou o convidado do programa TVGGN Justiça da última sexta-feira (20).

A lista de crimes cometidos por Bolsonaro é tão longa que Kakay afirma que um delegado confidenciou que se forem investigar todas as acusações do ex-presidente, o processo não termina nunca.

Assim, ele é favorável a processá-lo em processos chave, a fim de agilizar os trâmites. “Sinceramente, se ele for processado pelo óbvio, que é a tentativa de golpe, e pegar 20 anos, eu vou ter de mudar a conversa.”

Para o advogado criminalista, Bolsonaro é um serial killer em diversas áreas. Uma das mais graves foi, durante o mandato, a tentativa de instrumentalizar a Polícia Federal, a fim de blindar os filhos de investigações. “Aquilo ali significa o que existe de mais grave no estado demo de direito, que é a instrumentalização de quem faz a investigação.”

Outro ponto em que o ex-chefe de Estado cometeu atrocidades foi a condução do país durante a pandemia de Covid-19, que teve mais de 700 mil mortes por conta das negligências do governo.

No entanto, a prisão do general Braga Netto marca a tendência de que o país esteja mudando e deve estar mais pacificado em 2026, tendo em vista que além de histórica, a inédita detenção do militar quatro estrelas não gerou movimentos contrários.

“Processem o Bolsonaro, tecnicamente falando. Condenem o Bolsonaro. Levem ele para a cadeia. Ele e Heleno, esse grupo todo dele. E nós vamos ter de mudar a história. Aí vai ser discussão econômica, de todas essas loucuras que estão acontecendo. E aí teremos realmente condições de mudar o país, porque não dá para ficar correndo atrás do rabo”, reafirmou Kakay.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/12/2024