Bolsonaro deve ir para a cadeia até outubro por tentativa de golpe

Farta quantidade de provas colhidas pela PF deve acelerar processo para apresentação do relatório final por parte do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes

Com o encerramento dos interrogatórios dos acusados de integrarem a cúpula da organização criminosa montada para tentar um golpe de estado no Brasil, o processo chega na reta final. A previsão é de que Jair Bolsonaro, que de acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR) seria o principal beneficiado da trama golpista, seja condenado e preso até outubro deste ano. A expectativa gira em torno de prazos processuais que estão definidos no Código de Processo Penal e no Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com o encerramento das oitivas dos principais réus, que ocorreu nesta semana, começa agora o prazo de 5 dias para que os advogados dos interrogados apresentem requerimentos, como pedidos de novas diligências. Diante da investigação sólida por parte da Polícia Federal e de fartas provas sobre a tentativa de derrubar o regime democrático, a previsão é de que o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, rejeite todos os pedidos, segundo informa a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo. Após isso, abre o prazo de 15 dias para que a PGR apresente as chamadas alegações finais, com um relatório sobre o caso.

Leia mais – Rumo à cadeia: Bolsonaro confessa ter discutido estado de sítio com militares

A Procuradoria deve pedir a prisão de Bolsonaro e de outros envolvidos, de maneira imediata, após o trânsito em julgado da ação penal que corre no Supremo. Após o prazo dado à PGR, tem início outros 15 dias para as alegações finais por parte das defesas, que vão apresentar os últimos elementos e argumentos para tentar impedir a condenação dos clientes. Com isso, até julho, esta fase do processo estará completa, cabendo apenas ao relator a apresentação do relatório final.

Artigo Anterior

Situação grave da população de Gaza é destacada pela vereadora Sonia Meire-PSOL

Próximo Artigo

Ipsos-Ipec: Governo Lula é ruim ou péssimo para 43% e bom ou ótimo para 25%

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!