Bolsonaristas preferem Michelle a Tarcísio e Eduardo em cenário sem o ex-presidente, diz Quaest

O deputado Eduardo Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, governador de SP – Foto: Reprodução

Em um cenário de disputa eleitoral sem Jair Bolsonaro (PL), Michelle lidera a preferência entre os bolsonaristas. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (5).

Para 44% dos que se identificam como apoiadores do ex-chefe de Estado, Michelle deve ser apoiada pelo ex-presidente, superando com folga Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem 17%, e Eduardo Bolsonaro (PL), com 10%.

Pesquisa sobre quem Jair Bolsonaro deve apoiar na próxima eleição para Presidência da República – Foto: Quaest
Outros candidatos e avaliação geral

Na avaliação do eleitorado bolsonarista, os demais nomes da direita ficam bem atrás: Pablo Marçal tem 6% da preferência, seguido pelos governadores Ratinho Júnior e Eduardo Leite, com 5% cada, e Ronaldo Caiado, com 4%. Romeu Zema aparece com apenas 1% entre esse grupo.

Entre os eleitores que se consideram “mais à direita”, mas não bolsonaristas, Tarcísio lidera com 32%, enquanto Michelle soma 24%. Eduardo tem apenas 5% nesse segmento, seguido por Ratinho Júnior, Marçal, Ronaldo Caiado, Zema e Eduardo Leite, todos com percentuais inferiores a 10%.

No geral, Michelle e Tarcísio aparecem à frente na preferência dos brasileiros como possíveis substitutos do ex-mandatário como candidatos da direita. Eles estão empatados tecnicamente com 17% e 16%, respectivamente.

Pesquisa sobre quem deveria suceder Jair Bolsonaro caso ele não se candidate – Foto: Quaest

Apesar da inelegibilidade decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro insiste em afirmar que pretende lançar sua candidatura, mesmo que não possa concluir o processo, e posteriormente substituir o nome na chapa.

A pesquisa ouviu presencialmente 2.004 pessoas entre 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Artigo Anterior

China promete defender seus estudantes após suspensão de vistos para Harvard

Próximo Artigo

Bolsonaro discursa em oficina de IA que Google e Meta deram à extrema-direita: “Estão do lado certo”

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!