Bolsonaristas passam a noite nos plenários da Câmara e do Senado por anistia a Bolsonaro e impeachment de Moraes

Deputados e senadores aliados de Jair Bolsonaro (PL) passaram a noite nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em Brasília, ocupando as mesas diretoras de ambas as Casas em protesto contra a prisão domiciliar imposta ao ex-presidente. A mobilização ocorre como forma de pressão para apresentação imediata de um conjunto de propostas batizado pela oposição de “pacote da paz”.

A medidas reivindicadas pelos congressistas são compostas pelos itens:

  • anistia ampla, geral e irrestrita para todos os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, incluindo o próprio Jair Bolsonaro, em trâmite na Câmara;
  • impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, cujos pedidos tramitam no Senado;
  • fim do foro privilegiado, com mudanças no regimento que fariam com que processos como o de Bolsonaro fossem transferidos do STF para a primeira instância.

Os bolsonaristas prometem não permitir o início das sessões legislativas nem a tramitação de outras pautas enquanto essas reivindicações não forem atendidas. O revezamento na ocupação inclui transmissões ao vivo nas redes sociais e relatos de presença contínua desde o início da noite anterior.

Já os presidentes das duas Casas, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP), convocaram reuniões de líderes previstas para as 11h desta quarta-feira 6, com o objetivo de buscar uma saída para o impasse. Ambos reafirmam a importância do cumprimento das decisões judiciais e a necessidade de que o diálogo substitua a ocupação física como meio de resolução.

Junto a Flávio Bolsonaro (PL‑RJ), entre os senadores que participaram da ocupação estavam Jorge Seif (PL‑SC), Eduardo Girão (Novo‑CE), Marcos Rogério (PL‑RO), Wellington Fagundes (PL-MT), Magno Malta (PL‑ES) e Luis Carlos Heinze (PP‑RS). Na Câmara, estiveram presentes deputados como Evair Vieira de Melo (PP‑ES), Marcel van Hattem (Novo‑RS), Sargento Gonçalves (PL-RN), Paulo Bilynskyj (PL‑SP), Coronel Assis (União-MT), Marcelo Moraes (PL-RS), Sanderson (PL-RS), Zucco (PL-RS), Sargento Fahur (PSD-PR), Messias Donato (Republicanos-ES), Alberto Fraga (PL-DF), Alexandre Ramagem (PL-RJ), entre outros.

Artigo Anterior

Alcolumbre pede que Congresso siga cumprindo sua missão pelo Brasil

Próximo Artigo

Vigilante defende debate sobre impactos da reforma tributária no DF

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!