O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prisão domiciliar, em Brasília. Foto: Brenno Carvalho

Aliados de Jair Bolsonaro (PL) acabaram cometendo uma gafe nas redes sociais ao tentar defender o ex-presidente durante o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Desde o início das sessões, nesta terça-feira (3), bolsonaristas têm usado a hashtag #BolsonaroFree, que em inglês significa “livre de Bolsonaro”.

O termo, que alcançou o topo dos trending topics no X, foi impulsionado por nomes como Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Rogério Marinho (PL-RN).

A intenção dos aliados era pedir liberdade para o ex-presidente, mas a forma correta seria #FreeBolsonaro. Pela gramática inglesa, “free” colocado após o nome transmite o sentido de estar “livre de” alguém.

Enquanto a confusão com a hashtag viralizava, Bolsonaro acompanhava o julgamento pela televisão, em prisão domiciliar. Familiares e aliados do ex-capitão demonstraram pessimismo, avaliando que a condenação é praticamente certa.

Na terça-feira (2), seus advogados, Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno, apresentaram a sustentação oral em defesa do ex-presidente. O processo será retomado na próxima terça-feira (9), quando os ministros da Primeira Turma darão continuidade às análises.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Bolsonaro e outros sete réus de crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Caso seja condenado, a pena do ex-presidente pode ultrapassar 40 anos de prisão.

Confira a repercussão:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 04/09/2025