O Partido dos Trabalhadores, representado pelo senador e presidente Humberto Costa (PE),  ingressou com uma ação de indenização por danos morais contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, solicitando a remoção de publicações e o pagamento de R$ 30 mil a título de indenização. A ação é motivada pela disseminação de notícias falsas (fake news) nas redes sociais sobre partido.

Segundo o processo, Zema publicou em seus perfis no Instagram e no X (antigo Twitter) acusações infundadas contra o PT, relacionando o partido a um “roubo” dos aposentados. Na ação, a legenda aponta que as declarações do extremista de direita são ofensivas e prejudicam a imagem do partido.

As declarações de Zema são falsas e não possuem qualquer embasamento na realidade, demonstra o partido, que argumenta ainda que o governador utilizou de forma irresponsável o alcance da internet para disseminar desinformação e atacar a honra do PT. Conforme consta na ação, o PT busca “defender a instituição e suas lideranças das ofensas, calúnias e qualquer uso inadequado do nome, da imagem e dos símbolos”. Trata-se de uma competência do Diretório Nacional.

O partido ressalta que a liberdade de expressão não é absoluta e não pode ser utilizada para propagar ofensas e notícias falsas que prejudiquem a imagem de terceiros. Por isso, pede, em caráter de urgência, que a Justiça determine a remoção das publicações de Zema nas redes sociais.

O PT lembra também que, embora o caso de descontos irregulares em aposentadorias e pensões esteja sendo investigado, as informações indicam que os descontos podem ter começado em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro. Romeu Zema está tentando, de forma maliciosa, associar o PT a esses eventos.

Da Redação

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/05/2025