Deepfake do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o deputado bolsonarista Osmar Terra (MDB-RS). Foto: Reprodução

O deputado federal bolsonarista Osmar Terra (MDB-RS) publicou um vídeo com deepfake do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com declarações falsas sobre novos impostos que estariam sendo estudados pelo governo. O conteúdo, manipulado com inteligência artificial, sugere que o Palácio do Planalto estaria querendo criar uma taxação sobre “cachorrinhos de estimação”.

“Neste ano teremos imposto do cachorrinho de estimação. Se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também. É justo. Imposto pré-natal. Ficou grávida já tem que começar a pagar imposto para o hospital. Imposto das bets. Se perdeu, o prejuízo é seu, se ganhar o lucro é nosso”, diz o vídeo.

No conteúdo manipulado, Haddad ainda afirma que a taxação “é para o bem do brasileiro”. “O nosso povo gosta de um imposto novo também né, todo mundo sabe. Imposto e Big Brother é a nossa paixão”, completa.

Terra publicou o vídeo no X (ex-Twitter) e afirmou: “Isso é verdadeiro? Ou é fake feito com inteligência artificial ? É tão absurdo o que o Haddad está falando que prefiro acreditar ser fake”.

O post foi feito na manhã desta quinta (9) e há uma nota da comunidade que deixa o seguinte alerta: “Vídeo alterado digitalmente por IA. O conteúdo é sarcástico, porém pode enganar quem não conhece essa técnica”. Mesmo assim, o bolsonarista mantém o vídeo no ar até a tarde de hoje.

O Ministério da Fazenda não se manifestou sobre o deepfake divulgado pelo deputado.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/01/2025