A Bolívia sofreu uma tentativa de golpe de Estado. Segundo o pesquisador Maurício Santoro, o país já teve 194 tentativas de golpe em sua história.
Tanques do Exército e militares armados chegaram a invadir a sede do governo boliviano, em La Paz, mas se retiraram do local poucas horas depois.
“A Bolívia tem 193 golpes ou tentativas de golpe de Estado em sua história. Hoje foi a de número 194 e pelo que estamos vendo ela deu errado. Que bom que deu errado, a democracia boliviana mostrou que tem esses anticorpos para se defender”, disse Santoro, cientista político e colaborador do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha do Brasil.
Para Santoro, é “muito preocupante” que a tentativa de golpe desta tarde tenha ocorrido, porque não foi um caso isolado no contexto da América Latina.
Ainda neste ano, houve uma tentativa de impedir a posse do presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo. No ano passado, ocorreu uma tentativa de golpe de Estado no Brasil, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).
“Então é um momento delicado para a democracia na América Latina. Até agora a democracia tem conseguido a responder a isso, mas existem problemas estruturais que vão permanecer como risco. No caso específico da Bolívia, tem toda a tensão envolvendo o ex-presidente Evo Morales. Se ele voltar a se candidatar no ano que vem, como a sociedade boliviana vai lidar com isso? Para muitas pessoas na Bolívia, ele representa ameaças de medidas autoritárias. É um país que ficou muito polarizado”, afirmou Santoro.