Parlamentares ibero-americanos e caribenhos trocam experiências sobre políticas públicas
Vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional, o deputado Bohn Gass (PT-RS) mantém o combate à fome como um dos eixos do seu trabalho parlamentar na Câmara Federal. Por isso, e na condição de representante do Brasil no Parlamento do Mercosul (Parlasul), ele participou, em Salamanca, na Espanha, do encontro organizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em conjunto com a Rede de Parlamentares Ibero-americanos e do Caribe, com o objetivo de conhecer, trocar experiências, analisar e tornar mais eficazes as políticas públicas de combate à fome nos países. O evento transcorreu durante essa semana na Espanha.
Leia mais: Bohn Gass propõe que Parlasul declare apoio à Aliança Global contra a Fome
Combate à insegurança alimentar

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 2 – que visa a erradicação da fome e da insegurança alimentar -, o encontro destacou a importância das mulheres e da agricultura familiar no combate à fome. Neste sentido, buscou o compromisso dos deputados e senadores de apresentarem propostas em seus parlamentos que garantam a igualdade de gênero e o fomento à agricultura familiar.
“Aqui, nós trabalhamos e aprovamos a Resolução de Salamanca, um documento que trata exatamente dessas políticas públicas, para que ninguém sofra com a fome ou com a má nutrição. Trata-se também de igualdade, de mudanças estruturais, para que ninguém esteja na pobreza, dentro da linha que o presidente Lula chamou pelo G20”, sintetizou o deputado.
Ações concretas
Em sua manifestação, Bohn Gass disse que não há combate à fome sem enfrentar as desigualdades, sem uma agricultura familiar forte e sem que haja produção sustentável, comércio justo e consumo consciente. O deputado citou as experiências de economia solidária como exemplo de ações concretas “e completas” no sentido de garantir a dignidade do ser humano. “E, como diz o lema do nosso encontro, aqui na Espanha: ´Tudo Começa com a Alimentação´”, explicou.
Assessoria de comunicação do deputado Bohn Gass