O bloco de Carnaval Bangalafumenga anunciou que não participará do Carnaval de rua este ano no Rio de Janeiro. Nas redes sociais, o grupo afirmou que a decisão foi tomada na segunda-feira 24, em conjunto com os integrantes da bateria.

“Decidimos que não iremos simplesmente seguir o fluxo, nos manter em um piloto automático e seguir dentro de um modelo de Carnaval de rua na nossa cidade que há anos se mostra asfixiantes para os blocos, os verdadeiros realizadores e dono da festa”, destacou o bloco em um trecho do comunicado.

O coletivo disse ainda que a ausência em 2025 será um marco para mudar a rota e apontar uma nova direção não só para o bloco como para toda a cidade. O bloco afirma que a gestão do Carnaval de rua, feita pela Prefeitura do Rio, com revenda para a iniciativa privada, tem desincentivado as marcas a apoiarem os blocos.

“O modelo de apropriação do Carnaval pelo poder público e revenda, sem necessidade, para iniciativa privada tem obrigado novas marcas interessadas no Carnaval a desistirem do patrocínio aos blocos e optarem por investir no patrocínio institucional da cidade, para redução de riscos de muitas e apreensões”, condenou.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 26/02/2025