São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um discurso à nação neste domingo (14), do Salão Oval da Casa Branca. Em sua fala, Joe Biden enfatizou a necessidade urgente de reduzir a polarização na política americana.
“Quero falar esta noite sobre a necessidade de diminuirmos a temperatura na nossa política e lembrarmos que, quando discordamos, não somos inimigos, somos vizinhos, somos amigos, colegas de trabalho, cidadãos e, o mais importante, somos compatriotas americanos. Devemos ficar juntos”, declarou o presidente.
O discurso foi uma resposta direta à tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump, ocorrida no dia anterior durante um comício na Pensilvânia. Joe Biden usou o incidente para alertar sobre os perigos da normalização da violência política no país.
Discurso do presidente
“O tiroteio de ontem no comício de Donald Trump na Pensilvânia apela a todos nós para darmos um passo atrás, fazermos um balanço de onde estamos, como iremos avançar a partir daqui”, afirmou Joe Biden. Ele destacou a importância de manter a paz e a civilidade, independentemente das diferenças políticas.
Relembrando uma série de ataques anteriores a figuras públicas, incluindo o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio e o espancamento do marido de Nancy Pelosi, Joe Biden foi categórico: “Não há lugar na América para este tipo de violência. Qualquer violência. Ponto. Sem exceções. Não podemos permitir que esta violência seja normalizada.”
Os discursos no Salão Oval são eventos raros, especialmente na história recente. Este foi apenas o segundo discurso de Joe Biden no local desde o início de sua presidência, seguindo uma tendência de parcimônia compartilhada com seus antecessores, Barack Obama e Donald Trump.