A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

A deputada federal bolsonarista Bia Kicis (PL-DF) usou uma análise feita por inteligência irtificial (IA) para criticar a denúncia do procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e 33 aliados. Em entrevista ao Correio Braziliense, a parlamentar disse que “vários juristas” e “um professor” reclamaram das acusações, mas não citou o nome de nenhum.

As “falhas processuais” encontradas pela ferramenta, chamada por Kicis de “um ChatGPT”, estão muito longe de ser inconstitucionais. “Excesso de discurso” e “falta de objetividade” foram termos citados pela inteligência artificial, segundo a deputada.

“Vários juristas analisando essa denúncia falaram. Um professor disse que a denúncia é frágil. Frágil é quase um elogio. Foi interessante que submeteram essa denúncia a um ChatGPT. A Inteligência Artificial foi analisar essa denúncia e está aqui: falhas processuais, como excesso de discurso, falta de objetividade, denúncia que apresenta narrativa excessivamente discursiva e prolixa”, afirmou.

 

A análise citada por Bia Kicis foi feita por meio do ChatGPT e do Grok, chatbot de IA desenvolvido pela XAI, startup do bilionário Elon Musk. O pedido para avaliar a denúncia foi feito por um perfil de extrema-direita do X (ex-Twitter) identificado como “@MafinhaBarba”.

Ele pediu para que a ferramenta de IA identificasse “falhas processuais, erros doutrinários, inconsistências lógicas nos fatos e incongruências” na denúncia da PGR.

Formada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Kicis preferiu usar uma análise feita por IA para descredibilizar a denúncia contra Bolsonaro. Em seu perfil no X, ela compartilhou o texto produzido pelo Grok e afirmou: “Uma peça totalmente inepta e sem o menor rigor técnico. As verdadeiras vítimas fatais foram o Direito e a Constituição”.

Não demorou muito para a deputada e o perfil bolsonarista virarem motivo de chacota nas redes sociais. “Jura que esse palhaço pediu para uma IA analisar a consistência de uma peça processual que levou meses para ser construída e envolveu o trabalho de dezenas de PESSOAS? Os bolsonaristas sempre foram idiotas, mas esse entrou na fila várias vezes…”, comentou um usuário do X.

Outra internauta lembrou os elogios de Bia Kicis a Gonet em 2019, quando ele era cotado para assumir a PGR. “Paulo Gonet é conservador raiz, cristão, sua atuação no STF nos processos da Lava Jato foi impecável”, disse a parlamentar na época.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 20/02/2025