Barroso recebe Tarcísio para explicações sobre câmeras corporais na PM de SP

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, se reuniu nesta sexta-feira 14 com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para uma explicação sobre o uso de câmeras corporais pela Polícia Militar paulista.

O comandante-geral da corporação, coronel Cássio Araújo de Freitas, apresentou ao ministro informações sobre a utilização do equipamento e sobre como funciona o acionamento, a captação e o armazenamento das imagens.

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia também participaram da reunião.

Em 9 de dezembro de 2024, Barroso determinou a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais pela PM paulista. Por essa decisão, os equipamentos deveriam ser capazes de gravar a ação dos policiais ininterruptamente. Ele atendeu a um pedido da Defensoria Pública de São Paulo.

Em nova decisão, de 26 de dezembro, Barroso limitou a obrigatoriedade das câmeras somente para “operações de grande envergadura”.

Nesta semana, o governo Tarcísio pediu que o STF flexibilize ainda mais a decisão que obrigou a utilização de câmaras corporais pelos policiais militares do estado e defende que o uso das câmeras seja prioritário, e não obrigatório. Cabe ao ministro Barroso julgar o recurso.

“Foi extremamente esclarecedor e agora eu fiz as anotações, vou receber novas informações e, a partir daí, nós vamos decidir”, afirmou o presidente do STF.

Artigo Anterior

Governo Trump demite pesquisadores responsáveis por vigilância epidemiológica

Próximo Artigo

Itamaraty confirma viagem de Lula ao Japão em março

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!