Barroso e Fachin recebem ministro da CGU para discutir fraude no INSS

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente, Edson Fachin, receberam o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques. O encontro realizado nesta quarta-feira 21 foi para debater o escândalo de fraudes no INSS.

A reunião aconteceu a pedido da CGU, que explicou para os ministros o funcionamento do esquema de descontos indevidos e as providências que estão sendo tomadas. O encontro durou cerca de 30 minutos.

A mobilização ocorre após a CGU e a Polícia Federal revelarem um esquema que desviou ao menos 6,3 bilhões de reais com descontos indevidos em pensões e aposentadorias. As fraudes ocorrem desde 2019, primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (PL) e envolviam associações que cadastravam os beneficiários com ajuda de assinaturas falsas para realizar os descontos em folha.

O escândalo levou à demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência Social Carlos Lupi (PDT). A crise tem feito o governo se mobilizar para estancar a sangria e evitar mais desgaste político. A oposição, por sua vez, articula uma CPMI para investigar o caso no Congresso.

Artigo Anterior

Cármen Lúcia denuncia caso de racismo vivido por ministra do TSE

Próximo Artigo

Associações de Cannabis Medicinal demarcam importância do uso medicinal da planta

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!