A esquerda sempre denunciou a autonomia do Banco Central. A perda de controle do BC pelo governo foi um dos efeitos mais nefastos do golpe contra Dilma. Isso foi parte das negociatas de Temer para conseguir o impeachment: entregar o BC para o mercado e o orçamento para o Congresso.

A autonomia do BC é um câncer para a economia do país. Lula criticou com razão a política sabotadora de Campos Neto e nomeou Galípolo para o Banco Central. Mas agora que ele é presidente do BC, aplica mesma política de Campos Neto, sem prestar contas a ninguém a não ser o mercado, com importantes consequências para o país: taxa Selic a 15%, estrangulamento do orçamento e rios de dinheiro para os especuladores.

Agora o Centrão está articulando uma PEC para permitir que o legislativo possa demitir a cúpula do Banco Central. Mais uma vez, estão legislando em causa própria. Até ontem, defendiam a autonomia do BC como cláusula pétrea da cartilha neoliberal. Agora que estão sendo investigados, querem mais esse poder.

É claro que temos que denunciar com toda a força a hipocrisia do Centrão. Mas não podemos ficar na defensiva. Não podemos responder a mais essa chantagem defendendo a suposta autonomia do BC. É hora de aproveitar o bom momento e abrir esse debate na sociedade: autonomia do BC para quem? O BC precisa voltar a ser instrumento de governo, não um simulacro de órgão de Estado que na verdade está sob controle da Faria Lima.

Nenhum poder a mais para o Congresso! Fora a Faria Lima e o Centrão! Banco Central nas mãos do governo!

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 04/09/2025