Nesta terça-feira, 19 de junho, o Comando Nacional dos Bancários apresentou à Fenaban a lista de reivindicações dos bancários para a negociação e renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. O líder da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (FEEBBASE) apresentou a pauta.

O dirigente abordou vários pontos em sua fala, discutiu a situação das mudanças climáticas no país, destacando as tragédias causadas pelas ações humanas, como as observadas no Rio Grande do Sul, e enfatizou a ação humana como principal responsável. Condenou os juros elevados que têm impedido o progresso do país e criticou as demissões. Denunciou a concentração de renda e destacou a importância da consulta aos bancários, que contou com a participação de aproximadamente 45 mil pessoas.

Neto também falou sobre o adoecimento da categoria bancária e a necessidade de melhores condições de trabalho. Propôs a redução da jornada de trabalho para quatro dias semanais e destacou a importância de regulamentar o sistema financeiro para que mais de um milhão de trabalhadores que atuam como bancários, mas não são formalmente reconhecidos como tais, possam estar sob a proteção da convenção coletiva de trabalho.

Caixa e Banco do Brasil

Também nesta terça-feira, as comissões de empregados da Caixa e do Banco do Brasil entregaram as reivindicações específicas às direções das duas empresas. Os sindicatos vão intensificar, logo após o São João, as visitas às agências para reforçar a mobilização.

Estiveram presentes na entrega das minutas o presidente em exercício e diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Elder Perez e Fábio Ledo respectivamente; o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Adilson Azevedo; o membro da Comissão de Empresas da Caixa, Marcelo Oliveira; e o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024