O anúncio do Presidente dos EUA, Donald Trump, ontem (4), na Casa Branca, ao lado de Benjamin Netanyahu, Primeiro-Ministro de Israel, de que os EUA pretendem ocupar o território da Faixa de Gaza, expulsando a população local, é mais um capítulo decorrente de concepções e políticas imperialistas e neocolonialistas presentes neste período histórico.
A Bancada do PT na Câmara dos Deputados expressa seu total repúdio à truculência do mandatário norte-americano, que no mesmo pronunciamento ameaçou a soberania Palestina no território da Cisjordânia.
A comunidade internacional tem ciência das contribuições dos EUA para o conflito, financiando as ações de guerra do Estado de Israel e patrocinando o genocídio do povo Palestino na Faixa de Gaza. O plano de Trump e Netanyahu e do governo de extrema direita de Israel é promover uma limpeza étnica, praticando um crime de lesa-humanidade contra os Palestinos.
Os resultados destas ações estão expressos nos mais de 46 mil assassinatos de crianças, jovens e idosos até o momento na Faixa de Gaza, um massacre endossado pelo silêncio e a omissão de parte da comunidade mundial com apoio de lideranças da extrema direita no mundo.
A pergunta que não quer calar é: quem ganhará com a destruição da Palestina, toda sua infraestrutura, suas habitações, seus hospitais e escolas? A aliança é mais do que bélica, é uma aliança econômica que tem como pano de fundo a disputa de recursos estratégicos na região.
A bancada petista se soma ao Governo do Brasil, e aos esforços protagonizados pelo Presidente Lula em prol da paz e para que não se permita viabilizar essa decisão unilateral e autoritária de Trump que fere o direito internacional.
A causa Palestina é uma causa da humanidade. O povo Palestino tem o direito de decidir seu próprio destino por meio da criação de um Estado soberano, como previsto nos tratados e resoluções internacionais apoiadas pelo Estado brasileiro, a Organização das Nações Unidas-ONU e a imensa maioria dos países.
Conclamamos o Parlamento, a sociedade brasileira e toda a comunidade internacional para envidar todos os esforços legislativos, diplomáticos e políticos para que a solução do conflito Israel e Palestina seja forjada pela justiça, com a garantia do direito do povo palestino de ter vida digna em seus territórios.
Só há paz com justiça para o povo Palestino!
Palestina Livre
Brasília, 5 de fevereiro de 2025.
Líder da Bancada do PT na Câmara