Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara celebraram junto com a população brasileira a conquista inédita da atriz Fernanda Torres, no Globo de Ouro. Ela venceu na categoria de Melhor Atriz em Filme Dramático, concorrendo pela atuação no papel de Eunice Paiva, no filme Ainda Estou Aqui.

Entre as atrizes que concorriam ao mesmo prêmio de Fernanda estavam Angelina Jolie, Nicole Kidman, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson. A cerimônia do evento ocorreu no último domingo (5/1), em Los Angeles, com a presença dos artistas mais renomados da cinematografia estadunidense e internacional. Em Ainda Estou Aqui, a atriz interpreta Eunice Paiva, esposa do ex-deputado federal Rubens Paiva, que foi uma das vítimas fatais da violência da ditadura militar.

O líder do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (PT-MG), parabenizou Fernanda Torres e comemorou a conquista, além de destacar a relevância da memória da história do País. “Não podemos, jamais, esquecer o que foi a ditadura no Brasil. E Ainda Estou Aqui, tanto o livro quanto o filme, são obras fundamentais para manter essa memória viva”.

Leia maisSenadores do PT destacam importância histórica do Globo de Ouro da Fernanda Torres

A presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), celebrou o feito da atriz e do diretor Walter Sales e ainda lembrou a importância do filme mesmo na atualidade. “A premiação acontece na semana que vão fazer dois anos que a democracia venceu mais uma tentativa de golpe! Lembrar sempre, para que não se repita mais.”

O líder do governo na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) ressaltou a vitória de Fernanda e elogiou a interpretação sensível da personagem Eunice Paiva. “Merecida premiação por este filme que reafirma em nós um só sentimento: ditadura nunca mais!”

A conquista inédita e histórica de Fernanda Torres também comoveu o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) que enfatizou o feito histórico. Ele afirmou ainda que os crimes da ditadura não podem ficar impunes. “Sem Anistia!”.

Leia abaixo outras mensagens de parlamentares petistas sobre a vitória histórica de Fernanda Torres:

Deputada Camila Jara (MS) – “Cada um de nós, que defende a democracia e trabalha por um país mais justo, sente o peso da história representada no filme. Ao dedicar à mãe, Fernanda Montenegro, ela mostra como a arte resiste! ”

Deputado Carlos Veras (PE) – “Ver o Brasil ser reconhecido internacionalmente por seus talentos é sempre uma alegria imensa. Parabéns, Fernanda Torres, pela premiação no Globo de Ouro e por levar ao mundo nossas histórias, nossa língua e nossa produção artística, que é da maior qualidade! ”

Deputado Dimas Gadelha (RJ) – “Uma vitória que transcende o cinema e carrega a força da memória e da democracia. No papel de Eunice Paiva, Fernanda deu voz a uma luta que jamais será esquecida: a busca por justiça e verdade durante a ditadura militar. O filme, dirigido por Walter Salles, não é apenas um retrato do passado, mas um lembrete poderoso de que nunca aceitaremos o retorno de tempos sombrios. ”

Leia mais: Lula: “Cultura interessa ao povo tanto quanto um prato de comida”

Deputada Erika Kokay (DF) – “Fernanda Torres, um brilho brasileiro que atravessou o Atlântico e conquistou o Globo de Ouro. O cinema internacional recebe mais que uma atriz: uma narrativa de resistência, poesia e talento. Que o Brasil continue se escrevendo na tela do mundo, tão vasto quanto nosso céu. Viva a arte! Viva a cultura! Viva o cinema nacional! ”

Deputado Jorge Solla (BA) – “O filme, que retrata o sombrio período da Ditadura Militar no Brasil, nos lembra da importância de contar histórias que denunciem a violência e a censura para que nunca mais se repitam. Esse prêmio é mais do que uma homenagem ao talento de Fernanda; é um marco para a memória e a arte brasileira. Fernanda segue os passos de sua mãe, a lendária Fernanda Montenegro, e leva o Brasil ao topo do cinema mundial. Essa vitória é nossa!”

Deputado Pedro Uczai (SC) – “A história de Eunice emocionou o mundo todo! Uma mulher forte, que lutou pela verdade e não deixou se intimidar pela repressão da Ditadura. Em 2024 sua história foi brilhantemente contada, com Fernanda Torres assumindo seu papel, e se tornou um marco do cinema brasileiro. Relembrar a história é uma das formas de garantir que ela não se repita. A tragédia que aconteceu com a família Paiva, é a história de muitas outras famílias brasileiras, que se tornaram resistência. O cinema nacional, mais uma vez, nos fazendo lembrar que em momentos difíceis, nós podemos encontrar coragem para lutar. ”

Deputado Reginaldo Lopes (MG) – “Fernanda Torres fez história. Em tempos de fragilidade democrática, essa obra se torna ainda mais necessária. É um soco no estômago, um lembrete de que o Brasil já viveu sob a sombra de um regime que legitimava a tortura para se manter no poder. E, mesmo assim, ainda hoje há quem negue, quem relativize, quem flerte com a volta desses fantasmas. Essa conquista não é só da Fernanda. É do cinema brasileiro. É da cultura. É do Brasil que escolhe caminhar para frente, que valoriza a democracia e que não fecha os olhos para o passado. ”

Outros parlamentares que celebraram e demonstraram em suas redes apoio à vitória de Fernanda Torres foram: Adriana Accorsi (GO), Airton Faleiro (PA), Alencar Santana (SP), Alexandre Lindenmeyer (RS), Arlindo Chinaglia (SP), Ana Paula Lima (SC), Alfredinho (SP), Carol Dartora (PR), Benedita da Silva (RJ), Ivoneide Caetano (BA), Jack Rocha (ES), Ana Pimentel (MG), Bohn Gass (RS), Dandara (MG), Denise Pessôa (RS), Elton Welter (PR), Helder Salomão (ES), Jilmar Tatto (SP), João Daniel (SE), José Airton (CE), Joseildo Ramos (BA), Juliana Cardoso (SP), Kiko Celeguim (SP), Leonardo Monteiro (MG), Luiz Couto (PB), Luizianne Lins (CE), Padre João (MG), Marcon (RS), Maria do Rosário (RS), Merlong Solano (PI), Miguel Ângelo (MG), Mineiro (MG), Natália Bonavides (RN), Nilto Tatto (SP), Paulão (AL), Paulo Guedes (MG), Reginete Bispo (RS), Reimont (RJ), Rogério Correia (MG), Rubens Otoni (GO), Rui Falcão (SP), Vicentinho (SP), Waldenor Pereira (BA), Washington Quaquá (RJ), Zé Neto (BA) e Zeca Dirceu (PR).

Leia maisMargareth Menezes celebra cultura nacional e investimentos históricos no setor

Do PT na Câmara

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/01/2025