A Bancada do PT na Câmara dos Deputados divulgou nesta quinta-feira (6) nota de apoio ao presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, que vem sendo alvo de ataques e “acusações infundadas por parte de pessoas cujos interesses têm sido contrariados” por mudanças no órgão desde que ele assumiu sua direção, em 2023.
A Bancada repudiou as tentativas de desestabilização da gestão de Pochmann à frente do órgão e lembra na nota que “ao longo de toda a sua vida profissional, o atual presidente do IBGE sempre teve conduta ilibada, com destaque para o seu compromisso com os interesses nacionais e o desenvolvimento do Brasil”, além de ter “formação acadêmica e técnica inquestionável, bem como experiência acumulada que o colocam à altura do cargo que ocupa.”
Leia a íntegra da nota:
“NOTA DE APOIO A MARCIO POCHMANN
A Bancada do PT na Câmara dos Deputados manifesta sua total solidariedade ao presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, alvo de sucessivos ataques e acusações infundadas por parte de pessoas cujos interesses têm sido contrariados por mudanças promovidas pela nova administração. Pochmann tem longa trajetória em defesa do interesse público, com formação acadêmica e técnica inquestionável, bem como experiência acumulada que o colocam à altura do cargo que ocupa.
Ao longo de toda a sua vida profissional, o atual presidente do IBGE sempre teve conduta ilibada, com destaque para o seu compromisso com os interesses nacionais e o desenvolvimento do Brasil. Transparente, dedicado às causas públicas, sempre esteve alinhado ao processo de construção de um país soberano, justo e democrático. Por isso mesmo, a Bancada do PT repudia as tentativas de desestabilização de sua gestão à frente do órgão, processo deflagrado desde sua nomeação, em 2023.
A Bancada defende o diálogo e processos de construção de consensos entre a direção do órgão e servidores para que se alcancem objetivos de fortalecer e modernizar o IBGE, patrimônio nacional e do povo brasileiro.
Nosso apoio ao presidente Marcio Pochmann e a sua gestão significa fortalecer o IBGE, cuja missão é produzir informações confiáveis e de qualidade para a sociedade brasileira.
Brasília, 6 de fevereiro de 2025
Bancada PT na Câmara dos Deputados”