A Bancada do Partido dos Trabalhadores comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou, nesta quinta-feira (11/9), o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de reclusão. Ele recebeu a maior pena dentre os oito réus envolvidos no processo, por ser mandante na trama golpista. A tentativa do chefe da quadrilha era a de permanecer no poder após ser derrotado na eleição de 2022 por Luiz Inácio Lula da Silva, eleito como Presidente da República.
Para o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), o julgamento entrou para a história do Brasil, com a Suprema Corte afimando que golpistas e traidores da Pátria não passarão. “O STF concluiu o julgamento do Núcleo 1 da trama golpista e aplicou penas históricas. Pela primeira vez, um ex-presidente da República e generais das Forças Armadas foram condenados por conspirar contra a democracia e tentar impor um regime de exceção. As condenações mostram a gravidade dos atos”.
Leia mais – Moraes: “A impunidade, a omissão e a covardia não são opções para a pacificação”
Punição
A Primeira Turma da Corte concluiu o julgamento que teve seu início no dia 2 de setembro. Por maioria, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram pela condenação de Bolsonaro e dos demais réus pelos seguintes crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Leia mais – Em voto demolidor, Moraes defende condenação de Bolsonaro por liderar organização criminosa
Além do ex-presidente, cada réu teve suas penas discriminadas. Sendo elas:
-Jair Bolsonaro: 27 anos de cadeia
-Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil): 26 anos de cadeia
-Anderson Torres (ex-ministro da Justiça): 24 anos
-Almir Garnier (ex-comandante da Marinha): 24 anos
-Augusto Heleno (ex-ministro do GSI): 21 anos de cadeia
-Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin): 16 anos
-Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa): 19 anos
-Mauro Cid (ex-ajudante de ordens): 2 anos
Os magistrados enfatizaram a importância de reconhecer, julgar e punir ataques ao Estado Democrático de Direito para que episódios como este não fiquem impunes, como ocorreu em outros momentos da história. Também classificaram o esquema como uma organização criminosa que se apoiou em um poderoso ecossistema de desinformação, responsável por disseminar narrativas que buscavam minar a confiança no processo eleitoral e estimular ações violentas.
De acordo com a Primeira Turma da Corte, a totalização da pena de Jair Bolsonaro foi de 27 anos e 3 meses, além de 124 dias de multa, cada um no valor de dois salários mínimos. A dosimetria dos crimes foi estabelecida da seguinte forma:
-Golpe de Estado: 8 anos e 2 meses;
-Organização criminosa: 7 anos e 7 meses;
-Abolição violenta do Estado Democrático de Direito: 6 anos e 6 meses;
-Dano qualificado: 2 anos e 6 meses;
-Deterioração de Patrimônio: 2 anos e 6 meses.
A resistência da democracia
O líder petista Lindbergh, ao comemorar a punição dos articuladores do golpe, também aproveitou para homenagear militantes que resistiram os ataques à democracia em diferentes momentos da história. “É um marco que inaugura um novo capítulo: verdade, memória e justiça. O Brasil, que sofreu sob a ditadura militar, agora afirma de forma inequívoca que não há espaço para novos atentados contra a democracia. É impossível não recordar os que tombaram pela resistência: o estudante Edson Luís, o deputado Rubens Paiva, o guerrilheiro Carlos Marighella, o jornalista Vladmir Herzog, o militante Stuart Angel e tantos outros. E também os que sobreviveram para testemunhar, como a ex-presidenta Dilma Rousseff, presa e torturada no cárcere da ditadura. Suas histórias nos lembram o preço da liberdade”, enfatizou.
Marco na defesa da democracia
O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, disse “que ninguém esqueça, para que nunca mais aconteça! A condenação de Jair Bolsonaro e de seu clã, reconhecidos pelo STF como uma organização criminosa, entrará para a história como um marco na defesa da democracia no Brasil e um exemplo para o mundo. Nosso país mostrará que a democracia e a soberania não se negociam e que ninguém está acima da lei. O povo já disse não à impunidade, e as provas do delírio golpista do ex-presidente e de seu clã são claras e robustas, inclusive com planos de assassinato de autoridades. Que ninguém esqueça a gravidade dos fatos!”
QUE NINGUÉM ESQUEÇA, PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA!
A condenação de Jair Bolsonaro e de seu clã, reconhecidos pelo STF como uma organização criminosa, entrará para a história como um marco na defesa da democracia no Brasil e um exemplo para o mundo. Nosso país mostrará que a… pic.twitter.com/Z8eDnim8gx
— José Guimarães (@guimaraes13PT) September 11, 2025
Sem impunidade para golpistas
Para o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), a decisão representa uma vitória da democracia e um recado claro de que ataques ao Estado Democrático de Direito não podem ficar impunes. “Bolsonaro vai para cadeia. Isso é fato incontestável. Pagará pelo comando e mentoria dos crimes praticados pela quadrilha da trama golpista, pelos atentados terroristas contra a democracia e pelo planejamento do assassinato de autoridades e líderes políticos”, disse o parlamentar.
Zeca Dirceu destacou que, embora a condenação seja histórica, ela ainda não alcança todos os episódios que marcaram o Governo Bolsonaro. Segundo o parlamentar, “ainda restam pendentes as responsabilidades por outras práticas graves, como o negacionismo durante a pandemia de Covid-19, que custou milhares de vidas, e tantas ilegalidades cometidas ao longo do mandato”, avaliou.
Na avaliação do deputado Carlos Veras (PT-PE), “o Brasil está passando a limpo a sua história, exorcizando os fantasmas do autoritarismo, em defesa do Estado Democrático de Direito, da soberania e da independência dos Três Poderes”.
E a decana Benedita da Silva (PT-RJ) comemorou o exemplo que o Brasil deu ao mundo. “O exemplo dado pelo STF e nosso povo contra a tentativa de nos impor nova ditadura repercute em todo o mundo. Podemos celebrar com orgulho o 11 de setembro de 2025 como a data histórica da vitória da democracia contra o projeto de ditadura”.
Brasil soberano
Parlamentares do PT também destacaram que Bolsonaro deve ser investigado por possíveis articulações internacionais para prejudicar o país e o funcionamento das instituições. O ex-presidente, segundo informações já divulgadas pela imprensa, teria orientado o filho em contatos com aliados do presidente norte-americano Donald Trump, numa tentativa de interferir no Judiciário brasileiro e gerar prejuízos econômicos.
Para os petistas, Eduardo Bolsonaro deve responder pelo crime de lesa-patria, termo se refere a condutas que atentam contra a soberania e os interesses do país, previstas em leis como a Lei de Segurança Nacional e em projetos que buscam tipificar novas práticas contra o patrimônio e a integridade do Estado.
Em defesa da soberania brasileira, a deputada Lenir de Assis (PT-PR) afirmou que o Brasil não admite mais a impunidade. “Atos que no passado mergulharam o país em mais de duas décadas de ditadura militar, hoje não são mais tolerados. Justiça feita. País independente e soberano. Sem anistia!”, comemorou.
Já o deputado Dimas Gadelha (PT-RJ) disse que “o mundo está olhando para o Brasil. Enquanto os EUA falharam em responsabilizar Trump, aqui o STF condenou Bolsonaro por tentativa de golpe. Mais de 27 anos de prisão. A democracia brasileira deu o exemplo”.
O mundo está olhando para o Brasil.
Enquanto os EUA falharam em responsabilizar Trump, aqui o STF condenou Bolsonaro por tentativa de golpe. Mais de 27 anos de prisão.
A democracia brasileira deu o exemplo. pic.twitter.com/F1pF2OF9tJ— Dr. Dimas Gadelha (@dimasgadelha13) September 12, 2025
Leia o que outros petistas falaram sobre:
Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – 27 anos e 3 meses de prisão para Bolsonaro! O chefe do golpe agora sente o peso da Justiça. Quem atentou contra o povo, contra Lula e contra a democracia, paga. Não esqueceremos: SemAnistia!
Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – A Primeira Turma do STF decidiu: por 4 votos a 1, Jair Bolsonaro (PL) foi condenado junto com seus cúmplices da trama golpista. O farsante que tentou subverter a vontade do povo recebeu 27 anos e 3 meses de prisão por organizar quadrilha e conspirar contra o Estado de Direito.
A Primeira Turma do STF decidiu: por 4 votos a 1, Jair Bolsonaro (PL) foi condenado junto com seus cúmplices da trama golpista. O farsante que tentou subverter a vontade do povo recebeu 27 anos e 3 meses de prisão por organizar quadrilha e conspirar contra o Estado de Direito. pic.twitter.com/VNcrlReb1Z
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) September 11, 2025
Deputado Alencar Santana (PT-SP) – 27 anos e três meses. Essa é a pena do criminoso golpista Jair Bolsonaro. Esse nunca mais vai ameaçar a democracia brasileira. Agora temos que derrotar o bolsonarismo e as outras hordas da extrema direita! Já pode comemorar!
Deputado Alfredinho (PT-SP) – Bolsonaro condenado a 27 anos e 3 meses de prisão! Esse dia entra para a história do Brasil como o dia que a Justiça derrotou o golpismo e provou que a democracia é mais forte do que qualquer autoritário.
Deputada Ana Pimentel (PT-MG) – Jair Bolsonaro acaba de ser condenado a 27 anos e 3 meses de pena pela trama golpista. A democracia se fortalece quando nossas instituições funcionam. O julgamento que chega ao fim nesta semana não é sobre pessoas, mas sobre a defesa do Estado Democrático de Direito. Seguiremos firmes no Parlamento e nas ruas para garantir que nunca mais o Brasil seja ameaçado por aventuras autoritárias. Democracia é respeito, é participação, é o caminho que construímos juntos.
Jair Bolsonaro acaba de ser condenado a 27 anos e 3 meses de pena pela trama golpista.
A democracia se fortalece quando nossas instituições funcionam. O julgamento que chega ao fim nesta semana não é sobre pessoas, mas sobre a defesa do Estado Democrático de Direito.
Seguiremos… pic.twitter.com/W5kwf4LVX9
— Ana Pimentel (@AnaPimentelmg) September 11, 2025
Deputada Dandara (PT-MG) – Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão! Esse é o resultado do julgamento histórico, que condenou, pela primeira vez, agentes do Estado que tramaram golpe de estado! Essa vitória é de todos e todas que lutaram para defender com unhas e dentes a democracia! Sem anistia!
⚖️✊🏾 Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão!
Esse é o resultado do julgamento histórico, que condenou, pela primeira vez, agentes do Estado que tramaram golpe de estado!
Essa vitória é de todos e todas que lutaram pra defender com unhas e dentes a democracia!… pic.twitter.com/1CwffIVwYm
— Dandara Tonantzin (@todandara) September 11, 2025
Deputada Denise Pessoa (PT-RS) – A democracia venceu! Histórico: STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão. Ninguém está acima da Constituição e a democracia brasileira resiste a quem tentou golpeá-la. Pela primeira vez na história, um ex-presidente é condenado por tentativa de golpe de estado!!! Sem anistia!!!!!!
Deputado Fernando Mineiro (PT-RN) – Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão. A maior pena já imposta a um ex-presidente no Brasil!
Deputada Juliana Cardoso (PT-SP) – Bolsonaro condenado a 27 anos. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, sendo 2 anos e 6 meses de detenção e o restante em regime de reclusão. A condenação se deu por cinco crimes apontados pela PGR!
Deputado Kiko Celeguim (PT-SP) – A Papuda te aguarda, Jair! Alexandre de Moraes propôs 27 anos e 3 meses em regime fechado para o golpista Bolsonaro. Tentativa de golpe, ataque ao Estado de Direito, organização criminosa, destruição de patrimônio… tudo no pacote! Hoje é dia de soltar a voz e comemorar: a democracia derrotou o inimigo.
Deputada Luizianne Lins (PT-CE) – Urgente! Bolsonaro condenado a 27 anos e 3 meses de prisão! Justiça sendo feita contra os criminosos que tentaram dar um golpe de estado no Brasil. Sem anistia!
Deputado Merlong Solano (PT-PI) – O STF mostra a soberania da nossa justiça e defende o Estado democrático de direito condenando Bolsonaro e os sete réus pela trama golpista. Ameaças autoritárias ainda existem, mas resistiremos e vamos barrar propostas de anistia para quem queria uma nova ditadura em nosso país.
Deputado Reimont (PT-RJ) – Bolsonaro condenado! A minha celebração é pela Dilma Rousseff; pela Maria do Rosário, pelas vítimas da COVID e pela nossa democracia. Grande dia!
DeputadoRogério Correia (PT-MG) – 27 anos e 3 meses! Vencemos e é sem anistia!
Deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA) – Ministro Alexandre de Moraes fixa a pena total de Bolsonaro em 27 anos e 3 meses de pena privativa de liberdade.
Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – GRANDE DIA! A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal acaba de definir a pena total de 27 anos e 3 meses de reclusão em regime FECHADO para Bolsonaro.
Também comentaram sobre os parlamentares Bohn Gass (PT-RS), Adriana Accorsi (PT-GO), Carlos Zarattini (PT-SP), Rubens Otoni (PT-GO), Paulão (PT-AL), Josias Gomes (PT-BA), Luiz Couto (PT-PB), Nilto Tatto (PT-SP), Florentino Neto (PT-PI), Erika Kokay (PT-DF), Tadeu Veneri (PT-PR), Helder Salomão (PT-ES), Carol Dartora (PT-PR), Patrus Ananias (PT-MG), Reginaldo Lopes (PT-MG), Jorge Solla (PT-BA), Jilmar Tatto (PT-SP) e Natália Bonavides (PT-RN).
Do site do PT na Câmara