As escolas estaduais de São Paulo registram uma queda no ranking de qualidade de educação, segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A rede paulista caiu da segunda para a sexta posição entre as 27 unidades da Federação nos anos iniciais do ensino fundamental.
Já nos anos finais do ensino fundamental, a rede estadual paulista caiu da quinta para a oitava posição dentre os estados. A nota da rede paulista nos anos iniciais ficou em 6,2, enquanto a liderança ficou com o Ceará, que obteve pontuação de 7,7.
A Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc-SP) afirma que os resultados do Ideb reforçam o diagnóstico feito pelo governo do Estado no início da gestão, que aponta defasagem na aprendizagem e a necessidade de implementar medidas para recuperar o déficit acumulado.
As escolas municipais da capital paulista também registram uma piora nas notas. A nota na prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) a turmas de 5.º ano foi de 5,6, em uma escala de 0 a 10. Em 2019, a nota era de 6.
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo afirma que os resultados do Ideb reforçam a necessidade de implementar medidas para melhorar a qualidade da educação.