O avião que caiu no Cazaquistão na quarta-feira passada foi derrubado pelo sistema aéreo de defesa russo, segundo informações da Reuters, que ouviu quatro pessoas do Azerbaijão envolvidas na investigação.
A aeronave, da Azerbaijan Airlines, realizava o voo J2-8243, partindo de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia.
Informações preliminares indicavam que o piloto teria desviado da rota devido à intensa neblina e a uma colisão com pássaros. No entanto, a Azerbaijan Airlines informou apenas sobre a ocorrência de um “pouso de emergência”, pouco tempo depois das primeiras atualizações à imprensa.
As investigações também dão conta de interferência no GPS da aeronave por mais de uma hora, o que a fez oscilar de altitude, além de perfurações que podem ser vistas no vídeo divulgado pela Reuters. O comunicado oficial da companhia ainda não foi divulgado.
Diante do ocorrido, o governo do Cazaquistão, em cooperação com o Azerbaijão, criou uma comissão para investigar as causas do acidente e oferecer suporte às vítimas e seus familiares. Já a Rússia, disse que pretende aguardar as conclusões de uma investigação própria para evitar especulações.
O Ministério de Emergências do Cazaquistão relatou que, das 67 pessoas a bordo do Embraer 190, 38 morreram. Entre os passageiros, havia pessoas do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão.
Leia também: