Um avião de pequeno porte explodiu na praia do Cruzeiro, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, nesta quinta-feira, 9. O acidente deixou dois mortos, incluindo o piloto, e ao menos seis feridos, entre tripulantes e pedestres.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave, de matrícula PR-GE, sofreu uma “excursão de pista” — termo técnico que se refere a casos em que o avião sai do traçado durante pouso ou decolagem — do aeroporto de Ubatuba.
De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, a aeronave levava três adultos e duas crianças. Entre os feridos, estão três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima ao local do impacto. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou os resgates. O piloto foi retirado das ferragens, mas não resistiu.
O local foi isolado para o trabalho das equipes de resgate, que incluem Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o avião não estava autorizado a operar como táxi aéreo, embora sua condição de aeronavegabilidade estivesse registrada como “normal”. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.