O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros do governo e autoridades lamentaram a queda de um avião da Voepass nesta sexta-feira em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave, que tinha 62 pessoas a bordo, havia saído de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos – a cerca de 100 km do local onde ocorreu o acidente.

Ninguém sobreviveu, de acordo com a prefeitura de Valinhos, que participou da operação de assistência. Um inquérito foi aberto pela Polícia Federal para apurar as circunstâncias do incidente.

Lula estava participando de uma cerimônia em Itajaí (SC) quando foi informado do acidente pelo ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Durante seu discurso, pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas.

Por meio de nota à imprensa, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), também manifestou pesar pela tragédia e afirmou que as causas da queda do avião devem ser identificadas com celeridade.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) reforçou a cobrança por rapidez nas investigações em publicação no Twitter.

Já os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Anielle Franco (Igualdade Racial) se disseram profundamente consternados com a tragédia.

O vice-presidente Geraldo Alckmin foi às redes sociais manifestar seu pesar pelo acidente e escreveu: “Transmito meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas da queda de um avião em Vinhedo. Que Deus conforte seus corações neste momento de dor”.

Costa Filho, por sua vez, disse nas redes sociais que está acompanhando todas as ações para o enfrentamento da trágica situação. “A Anac e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estão adotando as ações para o atendimento nos aeroportos e apurando as informações pertinentes ao caso”, completou o ministro.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, acrescentou: “A Capela de Vinhedo concentra hoje todas as nossas orações pelos irmãos brasileiros que tiveram o voo dos seus sonhos interrompido. Que Deus os acolha na Matriz eterna e propicie às famílias e aos amigos a força necessária para suportar a dor e a saudade”.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, expressou seu pesar pelo acidente durante evento no Ministério Público de São Paulo. Ele também informou que a pasta enviará especialistas em segurança de voo e identificação de vítimas para auxiliar nas apurações no local.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) montou um gabinete de crise para atender os familiares das 62 vítimas do acidente. Um hotel em Campinas foi reservado para as famílias, que terão acompanhamento psicológico neste primeiro momento. Integrantes da Agência Nacional de Aviação e da Força Aérea Brasileira fazem parte do grupo.

Veja outras manifestações sobre a queda do avião em Vinhedo:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/08/2024