O aumento de 70% da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para fintechs, anunciado pelo governo federal, pode afetar diretamente bares, restaurantes e pequenos comércios que dependem de serviços digitais. Embora a medida seja direcionada às instituições financeiras digitais, ela pode encarecer soluções essenciais como maquininhas, contas digitais e antecipação de recebíveis, prejudicando a digitalização do setor.

O Plano de Restauração do Setor de Alimentação Fora do Lar destaca que a adoção de tecnologias é crucial para aumentar a produtividade e melhorar a experiência do cliente. No entanto, a maioria dos estabelecimentos enfrenta dificuldades para investir em digitalização, e a nova tributação pode encarecer esses serviços, prejudicando ainda mais a sustentabilidade dos negócios.

Para Paulo Solmucci (foto/reprodução internet), presidente-executivo da Abrasel, a medida prejudica os pequenos empreendedores, que dependem da inclusão financeira e digital para se manter no mercado. Ele pede ao governo que reconsidere a decisão, pois a digitalização precisa ser acessível para garantir a continuidade dos pequenos negócios.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 18/07/2025